Topo

Saiba como fazer skincare sustentável em casa

Saiba como fazer skincare sustentável em casa - iStock
Saiba como fazer skincare sustentável em casa Imagem: iStock

Larissa Darc

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

05/04/2023 06h00

Uma pele lisinha, saudável e radiante pode ser conquistada com uma rotina de cuidados diários. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário gastar muito dinheiro. Isso porque existem diferentes maneiras de como fazer skincare caseiro e sustentável.

O termo vem da língua inglesa e significa 'cuidado com a pele'. Na prática, essa é uma rotina de ações que ajudam a manter o rosto limpo, tonificado, hidratado e protegido.

Apesar de existirem diversos produtos no mercado específicos para cada uma dessas funções, receitas para a realização de um skincare sustentável também entregam resultados visíveis e satisfatórios.

Ecoa conversou com uma especialista em skincare natural para explicar quais são os passos para alcançar uma pele mais bonita sem prejudicar o meio ambiente.

O que eu preciso saber para fazer um skincare sustentável?

Para adotar uma rotina de cuidados é preciso conhecer o seu tipo de pele. Existem pessoas que têm o rosto oleoso, outras se queixam da região ser seca e ainda existe quem tenha uma área mista.

Superfícies com maior quantidade de óleo demandam limpezas mais profundas, enquanto as secas precisam de hidratações específicas.

Na etapa da higienização, caso a pele não precise de uma desobstrução profunda, é possível adotar a 'oil cleanser', limpeza com óleo vegetal, onde o azeite de oliva pode ser usado com ecopad.

Já para a hidratação, a combinação entre chá de camomila e babosa compõe uma receita rica em nutrientes e ativos calmantes.

No caso da esfoliação semanal, basta misturar pó de café com mel para remover as células mortas de maneira suave e efetiva.

Como fazer skincare em casa?

A higienização é a primeira etapa. Na hora de lavar o rosto, opte por produtos neutros e com composições mais simples.

"Substituir a limpeza da pele com produtos que tenham detergência é muito difícil de ser feito com produtos caseiros. Então, a ideia é que você tenha, no mínimo, um sabonete natural, feito com uma saboaria artesanal, composto por argila e ingredientes esfoliantes ou não, como óleos e manteigas vegetais. Esses sabonetes poderiam ser usados para banho, rosto e corpo", indica Patrícia Silveira, médica dermatologista natural.

A profissional diz ainda que, na teoria, a limpeza pode ser feita só à noite, no final do dia, seguida de uma hidratação adequada.

Em peles oleosas é aconselhado utilizar produtos que realizam a higienização necessária para controlar o brilho. Em superfícies mais secas, o cosmético pode ser mais leve, mas a hidratação precisa ser realizada com cremes e loções nutritivas.

O protetor solar é outro aliado que não pode ser deixado de lado. "Em relação à fotoproteção, não existe nenhum produto caseiro que substitua o item. Lembrando que o filtro solar físico mineral é o que tem uma composição mais natural, livre de toxicidades", ressalta a médica.

O que é a skincare cruelty-free?

No passado, a indústria cosmética dependia de testes em animais para produzir itens de saúde e de beleza. No entanto, com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidas técnicas que eliminam a necessidade de machucar ou prejudicar outros seres vivos. Eles fazem parte do skincare cruelty-free, que em português significa 'cuidados com a pele livres de crueldade'.

"Esses são cosméticos que não são testados em animais, nem o produto final que vai ser vendido ao consumidor e nem os ingredientes que o compõem, levando em conta toda sua cadeia produtiva", ressalta Patrícia.

Utilizando receitas vegetais, produtos naturais e cosméticos confeccionados por empresas comprometidas com uma produção consciente é possível adotar um skincare sustentável e eficiente.