Topo

Como economizar energia em casa? Estas dicas simples vão te ajudar

Lâmpada, luz, energia elétrica - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lâmpada, luz, energia elétrica Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Larissa Darc

Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP)

11/04/2023 06h00

Já parou para pensar em como economizar energia elétrica com apenas algumas mudanças simples? Seja na hora de tomar banho, assistir televisão ou conservar alimentos, a eletricidade é essencial para o funcionamento de uma casa. Apesar da alta demanda, é possível manter conforto e qualidade de vida gastando menos.

Conforme dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o preço por megawatt/hora da tarifa residencial subiu de R$ 462,80, em 2015, para R$ 688,30 no final de 2022. A elevação representa um aumento de 48,7%.

Para te ajudar a pagar menos na conta de luz, Ecoa conversou com um especialista em eletricidade para mostrar formas simples de utilizar o recurso de maneira sustentável e econômica.

Como economizar energia?

Existem diferentes maneiras de reduzir o consumo energético. O engenheiro elétrico Gustavo Cabral explica que o primeiro passo é substituir os equipamentos antigos por modelos mais modernos e eficientes, como geladeiras e aparelhos de ar-condicionado com classificação energética A+.

"Para economizar energia, é importante usar o ar-condicionado de forma consciente, ajustando a temperatura para um nível adequado e mantendo o aparelho limpo e em boas condições de funcionamento, já que o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consome energia em casa", reforça o especialista.

Além do aparelho de controle de temperatura, os equipamentos que mais consomem energia em uma residência são geladeira, freezer, chuveiro elétrico, ferro de passar roupa, máquina de lavar e de secar roupa, além de aparelhos eletrônicos como televisão, computador e videogames.

"Para reduzir o consumo de energia, é importante utilizar esses equipamentos de forma consciente, ajustando a temperatura da geladeira e do freezer, evitando deixar a porta aberta por muito tempo, usando programas econômicos de lavagem de roupa e desligando os aparelhos eletrônicos quando não estão em uso", ressalta o engenheiro.

Desligar os eletrodomésticos da tomada quando não estão sendo utilizados pode resultar em uma economia de até 12% na conta ao final do mês. Além disso, substituir lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED deixa os espaços ainda mais iluminados, enquanto o consumo de eletricidade pode cair até 30%.

Quais são as tarifas da conta de luz?

Para além de planejar o que fazer para gastar menos energia, é preciso conhecer as diferenças tarifárias cobradas na conta de luz.

Atualmente, existem duas categorias principais de tarifa de energia elétrica que separam os consumidores entre residências e pequenos comércios das grandes empresas e indústrias.

Se a dúvida é saber em qual o horário em que a energia é mais barata, basta se atentar ao período de pico de usos. Entre 17h30 e 20h30 ocorre uma demanda maior por energia residencial.

"Os dois valores diferenciados são para o horário fora de ponta, período em que a demanda por energia elétrica é menor e a tarifa é mais barata, e o horário de ponta, período em que a demanda por energia elétrica é maior e a tarifa é mais cara", aponta Gustavo Cabral.

Em São Paulo, por exemplo, quem gasta até 90 kWh é isento, e a taxa é de 25%.

Alternativas sustentáveis em longo prazo

Apesar da energia elétrica convencional ser essencial em diversas atividades, existem ainda outras maneiras de iluminar locais e gerar luz.

Espaços com janelas e portas de vidro aproveitam os raios do sol durante o dia, eliminando a necessidade de lâmpadas artificiais para clarear cômodos.

Já a implementação de painéis solares é uma medida que demanda um investimento financeiro considerável na instalação. No entanto, em longo prazo, as placas resultam em economia na conta de luz e contribuem para o desenvolvimento sustentável do planeta, reduzindo a demanda por recursos naturais.