Topo

Descubra como fazer reciclagem em casa

Da redução na derrubada de árvores ao menor consumo de petróleo, o hábito de reciclagem ajuda a manter o equilíbrio do meio ambiente - Canva
Da redução na derrubada de árvores ao menor consumo de petróleo, o hábito de reciclagem ajuda a manter o equilíbrio do meio ambiente Imagem: Canva

Larissa Darc e Mariana Queiroz*

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

26/03/2023 06h00

Embalagens plásticas, latas de alumínio, garrafas de vidro e papéis fazem parte do nosso cotidiano. Além de úteis, esses materiais também podem ganhar novos destinos por meio da realização da reciclagem em casa.

Em média, o lixo doméstico produzido por cada pessoa pode chegar a 380 kg ao ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia, conforme dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. Dessa quantidade, no entanto, apenas 2% de todo resíduo coletado é reciclado.

Criada por lei em agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tem por objetivo que ao menos 20% do que é descartado seja reciclado. Além de gerar menos lixo nos aterros, o reaproveitamento de matéria-prima diminui a quantidade de recursos naturais coletados para a fabricação de novos produtos.

"Antes de mais nada, é importante lembrar que o conceito de 'fora' não existe. Como diz a Fundação Ellen MacArthur, que aborda a economia circular, o lixo é um erro de design", aponta Mariana Schuchovski, doutora em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná e pela North Carolina State University (EUA).

Apesar de existirem iniciativas e espaços voltados para coletar, separar e transformar materiais, também é possível fazer reciclagem em casa. A seguir, entenda como adotar esse hábito.

Como fazer reciclagem em casa?

A reciclagem em casa diminui a geração de resíduos que vão para os aterros sanitários. - Canva - Canva
A reciclagem em casa diminui a geração de resíduos que vão para os aterros sanitários.
Imagem: Canva

Para começar a reciclar o lixo doméstico, é preciso adicionar na rotina o hábito de separar os detritos que vão para o descarte comum dos que podem ser reaproveitados.

Normalmente, o lixo orgânico é levado para aterros sanitários. No entanto, no caso de restos de frutas, legumes e verduras, ainda é possível tornar os resíduos em material para compostagem. A prática transforma a matéria orgânica encontrada em adubo natural, usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo produtos químicos.

Já os materiais recicláveis devem passar por um processo de limpeza e secagem antes de serem armazenados para a coleta seletiva, que em alguns municípios é realizada por caminhões contratados pela prefeitura. Isso evita a formação de mau cheiro e a contaminação dos outros itens.

Quais lixos domésticos podem ser reciclados?

Papel, alumínio, plástico e vidro são alguns dos materiais que podem ganhar novos formatos. Mas nem todos sabem que cartelas de comprimidos e recipientes de isopor, por exemplo, também podem compor o lixo reciclável, ao se transformarem em matéria-prima para blocos da construção civil.

Por se tratarem de resíduos perigosos, os lixos eletrônicos, como pilhas, baterias, celulares e lâmpadas, devem ser destinados para locais específicos de coleta.

O que não pode ser reciclado?

Há materiais que perdem a funcionalidade depois de serem utilizados, por isso não podem passar por reaproveitamento. Entre eles estão a esponja de cozinha, óculos, espelhos, louças, ampolas de remédios, etiquetas adesivas e latas de solventes químicos.

Do aprendiz ao avançado, os diferentes níveis de reciclagem

No nível aprendiz, o lixo é separado em duas partes. Após limpar os materiais recicláveis, você pode pôr o que dá para ser reciclado em uma caixa ou lixeira própria para isso. Já os rejeitos e orgânicos misturados devem ser colocados em outro lugar, junto com o lixo do banheiro e restos de comida.

Já no intermediário é necessário fazer três separações. Para recicláveis, é só seguir o mesmo passo do nível aprendiz. Mas, no caso dos orgânicos, podem ser destinados para composteiras.

Por fim, no nível avançado, a reciclagem é feita em seis partes. Os orgânicos e rejeitos têm o mesmo fim que os níveis anteriores. Além deles, você pode fazer o resto da separação reservando uma lata ou saco de lixo para plásticos, metais, vidros e papéis (tirando, é claro, o papel higiênico).

Para se tornar um reciclador de nível avançado, é importante se informar sobre como a coleta é feita onde você mora. A separação dos materiais só é válida quando levada diretamente ao local de reaproveitamento.

No caso de vidros, seringas e resíduos que possam causar ferimentos, a maneira adequada de descartar é colocando os objetos dentro de uma garrafa pet cortada ao meio, selada com uma fita adesiva.

Por que é importante reciclar?

Além de diminuir a quantidade de lixo presente nos aterros sanitários, a reciclagem também ajuda a manter o equilíbrio do meio ambiente ao reduzir a demanda por recursos naturais.

Quando reciclamos o papel, por exemplo, menos árvores são derrubadas para a produção de novos materiais. Já o reaproveitamento do plástico diminui o consumo de petróleo, enquanto o vidro alivia o leito dos rios, do qual sai a areia para a confecção de peças.

*Com informações de matéria publicada em 22/06/2022.