Topo

Quer se cuidar de forma natural em casa? Esta farmacêutica te mostra como

Mona Soares: "Beleza natural é ter contato com a natureza" - Divulgação
Mona Soares: "Beleza natural é ter contato com a natureza" Imagem: Divulgação

De Ecoa, em São Paulo (SP)

05/07/2023 04h00

É possível manter uma rotina de autocuidado e skincare simplificada, sem precisar comprar vários produtos e que ainda respeite a natureza? Para a farmacêutica e especialista em cosméticos naturais Mona Soares, sim.

Em seu "Guia essencial da beleza natural: Como usar plantas e minerais nos cuidados com a pele e cabelo", livro que ela lançou este ano pela Paralela, da Companhia das Letras, traz, além de reflexões sobre o que é o autocuidado e qual sua relação com a natureza, diversas receitas para você experimentar a beleza natural no seu dia a dia.

Ecoa conversou com exclusividade com a farmacêutica para entender como podemos aplicar a beleza natural no nosso autocuidado e como ela se relaciona com a preservação do meio ambiente.

Muita coisa relacionada à beleza natural eu já fazia na infância, minha mãe já fazia e minhas avós também. Então, eu tive essas vivências que acabaram me influenciando quando eu passei a estudar beleza natural.

Mona Soares

Mona Soares:  ‘Essa coisa de comprar vários produtos para autocuidado não é sustentável’ - Divulgação - Divulgação
Mona Soares: 'Essa coisa de comprar vários produtos para autocuidado não é sustentável'
Imagem: Divulgação

Para quem não teve esse contato com a beleza natural em casa desde a infância, como fazer para trocar os cosméticos industriais pelos cosméticos naturais?

Quando eu falo para fazer essa troca é sempre respeitando a individualidade de cada um porque não é simplesmente chegar e dizer "use esses produtos naturais e tudo estará resolvido". Cada pessoa tem um estilo de vida.

Eu sugiro que as pessoas experimentem mudar algumas coisas como, por exemplo, trocar uma máscara facial industrializada algumas vezes por uma máscara feita com argila ou com frutas. Ao invés de usar um óleo industrializado, experimente comprar em uma loja de produtos naturais um óleo 100% natural.

Essas pequenas mudanças podem se transformar em grandes mudanças. O uso de cosméticos naturais é mais sustentável e eu falo sobre isso no livro, mas não nesse lugar de imposição, mas de experimentação.

Livro de Mona Soares ensina a criar uma rotina de autocuidado com produtos naturais - Divulgação - Divulgação
Livro de Mona Soares ensina a criar uma rotina de autocuidado com produtos naturais
Imagem: Divulgação

Você estuda beleza natural há 10 anos. O que mudou em relação a quando você começou a estudar e como você vê o tema hoje?

Hoje em dia existem mais produtos naturais industrializados e eu dou essa sugestão no livro para pessoas que não querem fazer tudo do zero como eu faço a maioria das coisas que uso. Para mim, é tranquilo fazer, mas eu sei que nem todo mundo se interessa ou tem esse tempo.

Mas mesmo assim eu acho que os produtos feitos com ingredientes in natura, às vezes um simples óleo vegetal, tem muito mais resultado na pele do que um hidratante natural super caro.

No livro, você fala bastante sobre a questão da ancestralidade e que ela foi importante para você ter um estalo para os cosméticos naturais. Mas quando falamos desses cosméticos não tem como deixar de lado a questão ambiental também. Ela foi importante para você?

Sim, foi. Um produto natural tem multifuncionalidades, dá para usar de várias formas e em várias partes do corpo. Ao invés de comprar um creme para área dos olhos, um para o rosto, um para o pescoço, um para as mãos, você usa um produto só. E isso diminui o uso de embalagens e reduz a produção de lixo.

Livro de Mona Soares propõe autocuidado sem consumismo - Divulgação - Divulgação
Livro de Mona Soares propõe autocuidado sem consumismo
Imagem: Divulgação

Quando a gente faz nossos cosméticos também conseguimos reutilizar essas embalagens..

Você também pode comprar de marcas que tenham uma atenção com o meio ambiente com os próprios ingredientes porque quando a gente usa um cosmético, em algum momento ele vai embora pelo ralo e quanto mais natural o produto mais você reduz os poluentes eliminados por ele.

Minha relação com as pautas ambientais começou na cosmética e em saber que meus ancestrais eram muito mais sustentáveis do que eu. Minhas avós e minha mãe têm alguns hábitos que hoje em dia as pessoas entendem como sustentáveis, mas que elas já praticam há muito tempo.

Não só a pauta da sustentabilidade de modo geral, mas a dos cosméticos naturais também, é vista como elitista. Como aproximar esse discurso do maior número de pessoas?

Existe uma questão racial aí. Muitos desses movimentos que eu acompanho são de pessoas brancas, então uma forma de aproximar essas pautas é ouvindo outras pessoas [negros e indígenas]. O que uma mulher negra que mora na Bahia pensa sobre sustentabilidade?

É mostrar outros hábitos de pessoas diferentes e que vivem de outra maneira também sustentável. Então, eu acho que é conhecer a diversidade do nosso país e os hábitos das pessoas.

Sem consumo excessivo: Mona Soares revela segredos da beleza natural em novo livro  - Divulgação - Divulgação
Sem consumo excessivo: Mona Soares revela segredos da beleza natural em novo livro
Imagem: Divulgação

Logo na introdução do livro você fala sobre a importância do resgate de um estilo de vida mais próximo da natureza. Qual a importância de ter esse estilo de vida?

Eu nunca fui a pessoa que ficava em casa pedindo maquiagem orgânica pelo correio, esperando chegar e usando. E isso não é uma crítica a quem faz isso, mas não é o meu estilo.

Para mim, beleza natural é ter contato com a natureza. É o cuidado com o seu corpo, sua mente e seu espírito e, para mim, essas coisas são complementares.

O ideal mesmo é que as pessoas possam frequentar uma praia, entrar numa floresta, fazer uma trilha, tomar banho de cachoeira, porque todos esses hábitos impactam muito na nossa saúde e a saúde está diretamente ligada à beleza.

Mona Soares - Divulgação - Divulgação
Mona Soares
Imagem: Divulgação

O autocuidado tornou-se um termo bastante usado nas redes sociais, sempre associado à compra de produtos de beleza. Como é possível criar um autocuidado sem o consumo?

O termo autocuidado foi apropriado por marcas que querem vender produtos de beleza. E essa coisa ostensiva de que você tem que comprar vários produtos para ter uma rotina de autocuidado muitas vezes não é possível de ser adaptada no seu dia a dia. Por isso que eu falo da importância de ter esse contato com a natureza.

Eu considero super simples cuidar da pele. E olha que minha pele é madura, oleosa, acneica e eu tenho melasma. Mas é simples porque eu não estou em busca do que chamam de pele perfeita, eu aprendi a gostar da minha pele.

Para finalizar, gostaria de ouvir de você o que você espera com o livro.

Esse livro é uma síntese desses 10 anos de estudo dos ingredientes naturais, é um compilado de tudo o que eu observei que funcionou nas minhas oficinas, nos meus cursos, e eu procuro responder muitas dúvidas que eram dúvidas recorrentes de alunas e leitoras.

Eu já escrevia alguns e-books e apostilas, mas dessa vez busquei trazer numa linguagem mais simplificada porque o livro vai chegar a um público muito maior.

Mas eu espero que as pessoas se abram para a beleza natural e experimentem algumas receitas e que elas possam ver que a natureza funciona e que os ingredientes naturais funcionam fazendo coisas fantásticas pelo nosso autocuidado.

*

Ainda por aqui? Assista a OESTE, a nova série em vídeo de UOL Ecoa.

Siga Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo:

https://www.instagram.com/ecoa_uol/

https://twitter.com/ecoa_uol

Rodapé content commerce -  -