como fazer

Sete dicas práticas para construir um guarda-roupa mais sustentável

Getty Images

Nossas escolhas podem fazer a diferença, mesmo que aos poucos, para mudar o mundo. Quando pensamos em meio ambiente e moda, essa já é uma realidade.
Dá para usar a moda para mudar o mundo,
e Ecoa, com a ajuda de especialistas, 
 te conta como!

Para começar, a professora do Departamento de Artes e Design da UFJF, Débora Morgado, vai explicar qual a diferença entre moda sustentável e moda consciente. Veja na próxima tela! 

Camilla Freitas

Moda sustentável: diz respeito à etapa de produção de moda considerando os seus aspectos ambientais e éticos. Assim, ela pensa em seu ciclo de produção, na captação de matéria prima, nas formas de distribuição do produto, na geração de resíduos etc.

Moda consciente: trata-se do aspecto do consumo de moda, ou seja, está no âmbito das escolhas do consumidor.

Agora que você já sabe diferenciar as duas, então podemos começar. Lembrando sempre que nossas atitudes fazem parte de um processo que deve envolver o Estado e as empresas. Mas podemos começar fazendo a nossa parte, não é? Então, bora lá! 

Camilla Freitas

Não compre por impulso ou só porque uma roupa está mais barata. Dê uma olhada no seu guarda-roupa primeiro e veja se você consegue montar pelo menos cinco looks com a peça que quer comprar. 

Olhe para o guarda-roupa

Getty Images

Laryssa é fashionista e participou do #DesafioAceito com a Thelminha para desapegar do consumismo em 21 dias. Assista ao episódio abaixo!

Se você quiser muito uma roupa , mas não consegue se ver usando-a em mais do que duas ocasiões, a solução pode ser alugar essa peça. Há diversos lugares onde você pode fazer isso como no @nao.tenhoroupa

Não compre, alugue

Getty Images

Monte uma pasta no Pinterest ou no Instagram com as referências de roupas que você gostaria de ter para que, quando rolar uma promoção, você consiga ir direto na pasta para saber se essa promoção se encaixa no seu gosto ou não. Isso evita consumo desnecessário.

Hora das referências!

Getty Images

 A prática de sustentabilidade em si é muito mais eficiente quando você reduz o seu consumo. Isso para qualquer coisa, inclusive para a moda. 

CEO da Loja 370
Glaucia Lopes

AArquivo pessoal

Evite roupas com tecidos extremamente sintéticos. Quanto mais sintético o tecido, mais tempo ele demora para degradar no meio ambiente. Na próxima tela falaremos mais sobre eles

De olho no tecido!

Getty Images

Getty Images

Tecidos e meio ambiente:

origem natural,  como o algodão, há um alto custo para o solo, uso de pesticidas, água etc.

origem sintética, como o poliéster, há todo o impacto próprio da indústria petroquímica.

matérias primas provenientes de animais, como couros e peles, observamos um alto consumo de terras, grãos, água, o surgimento de novos vírus a partir do confinamento de animais, além de todas as questões éticas envolvendo o sofrimento animal.

tingimento, é um grande problema pois é uma etapa geralmente muito poluente. 

Olhe as instruções de lavagem na etiqueta da peça. Lá, você vai ver se ela pode ou não ser passada ou ir na máquina. Lavar a roupa conforme a etiqueta sugere faz com ela tenha maior durabilidade. 

Cuidado com a lavagem

Getty Images

A própria lavagem é poluente, e no caso das roupas de fibra sintética, como o poliéster, isso se intensifica. A cada lavagem as roupas sintéticas soltam microplásticos que não são filtrados pelos sistemas de esgoto e poluem lagos e oceanos.

Getty Images

Tudo o que a gente pode fazer para aumentar a durabilidade de uma peça  a gente já contribui para que esse consumo seja mais sustentável

Fundadora da página Não Tenho Roupa de aluguel de roupa
Paula Salum

Arquivo pessoal

Sua avó provavelmente já costurou uma roupa sua e ajudou a transformar algo sem uso em uma peça nova, não? Essa reforma ganhou um nome em inglês, upcycling. Antes de comprar uma peça nova, então, veja o que dentro do seu armário pode ser reformado. 

Costurando

Getty Images

É ótimo comprar em brechó porque ele aumenta a vida útil da peça. Mas cuidado! Fazer mil compras em brechó também não é sustentável. Lá, você também vai precisar comprar com consciência. 

O famoso brechó

Getty Images

As maiores atuações em prol da sustentabilidade deveriam vir da própria indústria da moda, pois as roupas feitas com maior responsabilidade ambiental ainda são exclusivas para quem pode pagar um preço mais alto 

Professora do Departamento de Artes e Design da UFJF
Débora Morgado

Arquivo Pessoal

Edição: Fernanda Schimidt

Reportagem: Camilla Freitas

Publicado em 14 de julho de 2021