Topo

Xô, moscas! Estas dicas simples vão te ajudar a espantar os insetos de casa

Moscas na comida - GettyImage
Moscas na comida Imagem: GettyImage

Larissa Darc

Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP)

20/04/2023 06h00

Basta colocar o prato sujo na pia após as refeições para moscas indesejados aparecerem na cozinha. Para além do incômodo, os insetos podem contaminar ambientes e causar doenças.

Mas, apesar de serem associados à falta de higiene, os pequenos visitantes, na verdade, são atraídos por cheiros de alimentos, aromas doces e calor.

"Lixeira aberta ou mal fechada é festa para as moscas, uma vez que elas encontram a matéria orgânica pelo cheiro e procuram pelos restos para comer e depositar os ovos, já que são uma das precursoras da decomposição de alimentos, preparando o terreno para os fungos e bactérias", explica Kayron Passos, biólogo e professor de biologia.

Nesse caso, manter a louça sempre limpa, alimentos acondicionados em potes fechados e panelas com refeições na geladeira são medidas essenciais para a redução de moscas.

Randy Baldresca, especialista no controle e prevenção de pragas urbanas, aponta que o problema pode ocorrer em diferentes cômodos da casa. "Se você tiver sujeira em outros ambientes, tais como gordura, restos de alimentos, resíduos de bebida e lixo mal acondicionado, as moscas podem estar presentes também em dormitórios e salas".

Como afastar moscas da sua casa?

Kayron explica que as moscas só permanecem onde é possível sobreviver e que, se não houver oferta de alimento e abrigos, elas vão embora.

"Isso pode levar tempo porque as moscas tentam explorar ao máximo os recursos do local. É comum que elas usem mais de um ponto de coleta e recursos no mesmo perímetro. Então, para garantir que não voltem, é preciso limpar o entorno e monitorar a cozinha por algum tempo", diz.

Predadores naturais, como lagartixas e aranhas, também atuam no controle populacional desses insetos. Mas, para quem não quiser nenhum desses animais no ambiente, a saída é investir em produtos e plantas que ajudem a afastar os pequenos visitantes:

Plantas podem ajudar. A citronela, por exemplo, é uma das plantas mais utilizadas para afastar insetos.

"Um jardim com hortelã, menta e eucalipto é menos atrativo para elas por causa do mentol, que retarda a produção de bactérias e de matéria orgânica. Mas nada como algumas plantas carnívoras como a dioneia ou a nepentes", indica Passos.

Repelentes caseiros: Existem diferentes produtos no mercado criados para espantar e reduzir a população de insetos em um local. No caso de quem optar por receitas naturais, existem combinações eficientes que afastam moscas sem prejudicar o meio ambiente.

Para espantar moscas, Kayron propõe uma receita caseira feita com vinagre, água e cravo.

Basta misturar os ingredientes em um recipiente e depois aplicar sobre bancadas, frutas expostas e a lixeira, o que ajuda a afastar moscas e outros insetos.

Também é indicado borrifar álcool 70% nesses mesmos locais.

Moscas na comida - GettyImages - GettyImages
Moscas na comida
Imagem: GettyImages

Por que afastar as moscas de casa?

Assim como as baratas, as moscas são os organismos com maior índice de contaminação que causam doenças no ambiente doméstico, explica Baldresca. "Elas são difíceis de lidar não só porque voam como também têm acesso aos alimentos".

Uma vez em contato constante com materiais em decomposição, como matérias orgânicas ou sujeira, estes insetos podem transportar bactérias capazes de causar tracoma e disenteria, por exemplo. Se a mosca botar os ovos na pele humana, a pessoa pode desenvolver berne e bicheira.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado anteriormente, bicheira e berne são causadas pelas larvas das moscas, não por bactérias.