Topo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

É Carnaval! Que tal criar uma fantasia caseira para curtir as festas?

Verdes Maria - Verdes Maria
Verdes Maria Imagem: Verdes Maria

Mariana, Maria Carolina e Maria Clara Moraes*

Do Verdes Marias (@verdesmarias), em colaboração para Ecoa

17/02/2023 06h00

Somos três irmãs, e todas amam Carnaval desde sempre. Tanto que, quando pequenas, íamos num baile no interior de São Paulo onde a melhor fantasia ganhava uma medalha. Nosso look não era o melhor, mas como éramos três irmãs muito empolgadas e superparecidas ganhávamos com frequência.

Os anos passaram e descobrimos que o Carnaval pode ser incrível, mas pode ter muito impacto no meio ambiente, dependendo de nossas escolhas. Foi aí que começamos a buscar anualmente a melhor forma de gerar menos impacto nessa data tão querida, sem abrir mão da diversão.

Os princípios que adotamos para um Carnaval mais sustentável são simples:

1) É hora de brincar com o que você tem em casa!

Para montar a fantasia, vale lembrar que a roupa mais sustentável que existe é a que você já tem!

No Carnaval faz parte repetir e reinventar o visual, então o que sempre fazemos é ver o que já temos e que pode ser transformado em fantasia: uma camiseta que não usamos pode receber muitas cores e ser recortada de uma forma divertida, a peruca rosa do ano passado pode ser reutilizada com uma tiara diferente, uma meia calça furada fica incrível como fantasia.

Além disso, pedir emprestado acessórios para amigos, amigas e familiares também é uma ótima forma de reutilizar o que já existe por aí.

As três também adoram montar coisas, brincar com sucata. Por exemplo: ano passado juntei vários rolos de papel higiênico e cortei em tirinha para fazer um colar muito legal.

Já esse ano fiz um colar de tampinhas de garrafa (que depois vou doar pro programa Tampinha Legal!).

Fazer coisas manuais é uma forma de nos conectar com a nossa criatividade e também uma boa oportunidade de viver o presente.

No nosso perfil do Instagram, compartilhamos uma dica de fantasia simples com o que a gente tinha em casa:

2) Chegou a hora dele: o glitter (ecológico!)

Na hora de pensar na maquiagem, a gente gosta de recorrer ao item mais queridinho do Carnaval: o glitter. No entanto, o glitter é bem polêmico. É feito de plástico, de um grande rolo triturado em muitos pedacinhos.

Em contato com a pele já pode ser um problema, mas piora pelo fato de serem partículas pequenas, que não são filtradas pelo tratamento de água, e por isso vão parar no meio ambiente.

São toneladas de microplástico despejadas na terra ou no oceano todo ano! Mas descobrimos marcas que já fazem eco glitter, que pode ser de celulose vegetal e mica (existem alguns novos também de outros materiais como algas).

Uma busca rápida por "eco glitter" ou "glitter biodegradável" e você encontra várias opções!

Glitter - iStock - iStock
Imagem: iStock

3) Não esqueça de beber água -- no seu copinho particular!

Sobre nosso consumo de líquido durante o Carnaval, existem duas dicas valiosas: sempre levar seu copinho, squeeze ou o que você tiver para evitar ter que comprar água na garrafa plástica ou usar copinhos descartáveis.

Você sabia que reciclamos menos de 2% do plástico no Brasil? Muito triste esse dado. Eu tenho um copo que fica guardado sempre na bolsa, mas durante o Carnaval eu dei um jeito de prender ele na minha pochete - eu adoro pochetes!

Evito também canudinhos, colherzinhas e todos esses descartáveis de uso único. Além disso, quando for escolher uma bebida, priorize a lata. No Brasil, a reciclagem de alumínio está bem à frente de outros materiais, e ainda tem alto valor para os catadores.

4) É importante cuidar do seu lixo

Tudo que comemos no bloco - bala, chiclete, amendoim, e o que mais aparecer - a gente guarda a embalagem para descartar em casa.

Fico impressionada como as pessoas costumam achar que o lixo desaparece magicamente das ruas (e do mundo). Essa mágica não existe.

Quase tudo que descartamos está indo parar nos aterros, lixões, ou na natureza mesmo. Nós três nos esforçamos para fazer o melhor para não piorar a situação que já está ruim.

Carnaval - iStock - iStock
Imagem: iStock

5) Carro? Deixa em casa!

Por fim, uma dica bacana é evitar o carro nessa época e trocar por transporte público, bicicleta, ou ir a pé sempre que possível.

A gente às vezes evita a caminhada, mas ela é boa para a saúde e para o meio ambiente. Fora isso, é uma maneira de ir conversando, conhecendo as pessoas e desfilando o look no caminho.

*O Verdes Marias é um movimento idealizado por três irmãs: Mariana, Maria Carolina que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável, por meio de microrrevoluções em suas vidas. Mariana é comunicadora, Maria Carolina é fotógrafa e arquiteta e a Maria Clara é jornalista. Ele é baseado nos eixos: "Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente". Elas produzem conteúdo no TikTok, Instagram, YouTube, o podcast Microrrevoluções e o podcast para crianças Contos da Capivara, além de eventos e palestras.