Cosméticos bons para você e o mundo

Aprenda a fazer um esfoliante para a boca em menos de 5 minutos

Por Vale Saig

Já pensou em fazer seus próprios cosméticos? É simples, fácil, barato e bom para o seu corpo e para o meio ambiente. Nessa série, Ecoa ensina a fazer cosméticos naturais, sustentáveis e veganos.
Lucio Almeida/UOL

Esfoliante de boca

O esfoliante é ótimo para retirar as células mortas e impurezas dos nossos lábios. Porém muitos dos produtos industrializados contém microplásticos, que vão parar nos oceanos e são altamente nocivos para os animais aquáticos.
Lucio Almeida/UOL

O que você vai precisar?

1 colher de chá de açúcar cristal ou mascavo
¾ de colher de chá de azeite de oliva
1 a 2 gotas de óleo essencial de palmarosa
recipiente para guardar seu esfoliante
Lucio Almeida/UOL

Antes de começar

Lave bem as mãos

Higienize e esterilize todos os utensílios e ferramentas usadas para fazer os cosméticos

Se possível, use luvas e máscara para evitar a propagação de bactérias e fungos
Lucio Almeida/UOL

Importante

O azeite de oliva é rico em antioxidantes e vitaminas A e E. Sempre escolha óleos vegetais orgânicos e com extração a frio para manter as propriedades e as vitaminas.
Lucio Almeida/UOL
Dica: Dê preferência a vidros âmbar para proteger seus cosméticos da luz e do calor. Opte por reutilizar vidros e embalagens, isso vai reduzir seu impacto no meio ambiente.

E não se esqueça: sempre que descartar vidros, faça de maneira apropriada para evitar que cheguem a aterros sanitários ou lixões.
Lucio Almeida/UOL

Como fazer

Colocar num recipiente 1 colher de açúcar e misturar com ¾ de colher de azeite de oliva até obter uma textura granulada. Adicionar as gotas de óleo essencial de palmarosa e misturar tudo. Está pronto para usar!
Lucio Almeida/UOL

Pronto!

Lucio Almeida/UOL

Como usar

Pegue uma porção pequena do esfoliante e esfregue nos lábios com os dedos, sempre fazendo movimentos suaves, de vai e vem ou circular. Após uns minutos, enxague com água e seque com uma toalha
Lucio Almeida/UOL

Dica da Vale

Depois de esfoliar os lábios, é importante aplicar algum hidratante de boca.
Lucio Almeida/UOL

Você sabia?

Óleo Essencial de Palmarosa e um regenerador celular, revitalizante e antisséptico, ajuda a reter a umidade nos tecidos mantendo o equilíbrio da hidratação e maciez da pele. Os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de plantas de diversas partes do mundo. Elas podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas cascas e até nas raízes.
Lucio Almeida/UOL

Por que fazer seus próprios cosméticos?

Você tem certeza de quais ingredientes está colocando na sua pele e no seu cabelo (mesmo os produtos industrializados com rótulos veganos ou naturais podem ter substâncias tóxicas), reduz a produção de lixo e, ainda por cima, economiza!
Lucio Almeida/UOL
A cada semana, a série Cosméticos Bons para Você e o Mundo vai trazer mais dicas e maneiras de criar produtos naturais em casa. Não perca!
Lucio Almeida/UOL
Publicado em 13 de janeiro de 2021.
Produção e reportagem: Vale Saig
Imagens: Lúcio Almeida
Edição: Fernanda Schimidt