Topo

Como usar hidratantes naturais para superar o clima seco do inverno?

Não tomar banhos muito quentes e usar pouco sabonete são dicas para manter a pele hidratada - istock
Não tomar banhos muito quentes e usar pouco sabonete são dicas para manter a pele hidratada Imagem: istock

Larissa Darc

Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP)

12/04/2023 06h00

Aspereza, descamação e até mesmo rachaduras são os principais sintomas de ressecamento da pele em dias de clima seco. Apesar de o incômodo demandar cuidados, não é preciso gastar muito dinheiro para proteger a saúde e a beleza do rosto e do corpo. Isso porque o problema pode facilmente ser resolvido com um hidratante natural.

Não é apenas o seu nariz que sofre com um período de umidade do ar mais baixa. Entre os meses de maio e agosto as impurezas presentes no ambiente afetam a epiderme, que é a parte mais superficial da nossa pele.

Além disso, as temperaturas mais frias diminuem a transpiração corporal e incentivam banhos mais quentes e demorados, que provocam a remoção da oleosidade natural do corpo e do rosto.

Ecoa conversou com dermatologistas especialistas em cuidados com a pele para reunir dicas de como proteger a superfície durante as estações mais secas do ano.

Como hidratar a pele de forma natural?

Nas gôndolas dos mercados, farmácias e perfumarias existem uma infinidade de produtos desenvolvidos para o cuidado da pele. No entanto, é possível manter a superfície nutrida e macia apenas tomando alguns cuidados e optando por um hidratante natural.

Patricia Silveira, médica dermatologista natural, recomenda que banhos muito quentes sejam evitados no período, assim como o uso em excesso de sabão. Ela indica ainda o uso de "hidratantes à base de glicerina vegetal, manteigas e óleos vegetais, além de óleo vegetal por cima para reforçar a barreira de proteção da pele".

Hidratante - istock - istock
Vaselina e até o azeite de oliva podem ser utilizado para hidratar algumas partes mais ásperas da pele
Imagem: istock

Muito versátil, o óleo de coco cumpre diversas funções na aplicação cosmética. "Gosto de usar óleo de coco para a parte interna das coxas por conta do atrito ao caminhar. Ele é bastante consistente e se mantém por muitas horas na pele, isso evita que essa região fique machucada", diz Isabela Guiaro, 27 anos, jornalista.

Letícia Rautha, dermatologista natural, explica, no entanto, que o umectante não deve ser usado de maneira isolada na pele. Ela diz que o óleo de coco pode ser misturado com outros princípios ativos para que seja possível alcançar uma hidratação mais completa. Em regiões oleosas, com tendência a acne, a aplicação do óleo de coco não é indicada.

O óleo de coco ainda pode ser aproveitado para o cuidado com os cabelos. "Ele foi o único óleo encontrado para reduzir notavelmente a perda de proteína dos cabelos, não danificados e danificados, quando usado como produto de limpeza pré-lavagem e pós-lavagem", explica Renata Sitonio, médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O que utilizar no lugar do hidratante labial?

Nos dias mais frios, a boca é uma das primeiras partes do corpo que fica prejudicada com a diminuição da umidade do ar.

Para evitar machucados e rachaduras, é preciso investir em um hidratante labial que mantenha a região saudável e sem fissuras. Ainda é possível utilizar ingredientes mais simples, que podem facilmente ser encontrados em mercados e farmácias.

"Você pode trocar a manteiga de cacau pelo azeite de oliva ou pela própria vaselina", recomenda Renata Sitonio.

O que pode substituir o creme hidratante?

Hidratante - iStock - iStock
O mel tem propriedades hidratantes, calmantes e anti bacterianas e pode ser usado na hidratação do rosto
Imagem: iStock

Quem planeja reduzir o uso de hidratantes industrializados precisa tomar cuidados específicos. Letícia Rautha alerta que retiramos uma camada de proteção lipídica da pele todos os dias durante o banho. Para evitar o ressecamento, devemos usar menos sabonetes ou acrescentar hidratações no próprio momento da limpeza, aumentando o cuidado com a superfície.

Renata explica que a vaselina é um excelente umectante para áreas muito ásperas, como pés e cotovelos. "O mel tem propriedades hidratantes, calmantes e anti-bacterianas, o que pode ser especialmente interessante para peles muito secas que ficam irritadas, com a barreira cutânea alterada, o que predispõe a infecções de pele como impetigo, infecção de pele que provoca feridas vermelhas", aponta.

A especialista diz ainda que o óleo de amêndoas é rico em ácido oléico (ômega 9), ácido linoléico (ômega 6) e ácido palmítico, além de ser composto por vitaminas A, B1, B2, B6 e uma rica quantidade de vitamina E, fazendo do princípio ativo um hidratante que ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

Para hidratar o rosto, Renata propõe uma receita caseira feita com:

  • 1 colher de sopa de mel de abelha ou mel de manuka (originário da flor de Manuka, encontrada na Nova Zelândia e na Austrália)
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural

Após o preparo, basta aplicar a mistura na face e aguardar de 15 a 20 minutos.