Topo

Marca sueca lança veículo autônomo como parte de ecossistema de mobilidade

Siga o UOL Carros no

Do UOL

Em São Paulo (SP)

02/07/2020 16h33

A sueca NEVS divulgou um novo projeto para um ecossistema de veículos autônomos. O modelo desenvolvido se chama PONS, e de acordo com a empresa pode ser solução para a mobilidade em cidades inteligentes e sustentáveis.

A NEVS diz que existem cerca de 1,3 bilhão de carros no mundo, mas cada um é em média usado por apenas cerca de 5% do tempo. A companhia crê ser possível usar os carros de maneira mais eficiente, e que um jeito de fazer isso é através de veículos autônomos.

O veículo elétrico autônomo da NEVS se chama Sango, e está pronto para estar em qualquer sistema de software que integre diferentes automóveis. Ele possui interior modelável, que atende a diferentes necessidades de uma viagem. Para isso, ele pode ter três ambientes: privado, social e familiar. Até seis pessoas podem viajar no veículo, dependendo da configuração.

O próximo passo para o veículo e o sistema PONS é um programa piloto na cidade de Estocolmo, onde uma frota de cerca de dez modelos será usada pelo público.

Anna Haupt, vice-presidente de soluções de mobilidade da NEVS, diz que "a era de uma pessoa por carro e a era de possuir um carro serão logo coisas do passado".

"Está chegando uma nova era, na qual os carros serão otimizados para a mobilidade da cidade e melhor qualidade de vida para o indivíduo."

"Passar a usar elétricos autônomos não está tão longe quanto o que a indústria automotiva sugere", concluiu.