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Com o aumento do número de motos nas ruas, também têm aumentado as reclamações sobre o barulho que algumas delas fazem. Isso acontece porque alguns motociclistas fazem alterações, muitas delas ilegais, no sistema de escapamento para incrementar o ronco da moto.
As mudanças vão desde a instalação de "estraladores", escapamentos esportivos ou só o "cano" de metal que emite um barulho ensurdecedor. Mas, afinal, existe um limite legal para o ruído emitido pelas motos? Dá multa andar de moto com o "escapamento" só no cano?
As respostas são sim para as duas dúvidas. Todas as motocicletas novas, produzidas ou vendidas no Brasil, têm de respeitar as normas do Programa Nacional de Controle de Ruído Veicular, que estabelece os limites máximos para todos os veículos, inclusive motos, comercializados no Brasil.
Para motocicletas os limites variam de 75 a 80 decibéis. Antes de vender uma moto no Brasil, os fabricantes precisam homologar o modelo junto aos órgãos competentes. Em resumo, as motos saem de fábrica atendendo a essas normas, portanto fazer alterações que não sejam permitidas pela lei constitui infração de trânsito.
A lei estabelece que conduzir veículo "com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante" é infração de trânsito grave. Punível com multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo.
"O problema é que as autoridades exigem que os fabricantes de motocicletas atendam às regras, mas não existem normas para os escapamentos vendidos no mercado de reposição", afirma Sergio Oliveira, diretor-executivo da Abraciclo, associação dos fabricantes de motocicletas.
Vale ressaltar, contudo, que a substituição do escapamento não é proibida pela legislação, desde que mantidas as características originais do equipamento em relação às emissões de ruídos e poluentes. Mas o grande problema é que não existe uma certificação, como no caso dos capacetes, para os escapamentos de motocicletas.
"O ideal seria estabelecer um padrão de certificação para esses escapamentos não originais", defende o diretor da Abraciclo. Muitos dos escapamentos mais barulhentos são produzidos de forma quase que artesanal, sem seguir nenhuma norma técnica.
Dessa forma, escapamentos que emitem ruído excessivo são vendidos na internet e em lojas de motopeças livremente. Essa é uma parte do problema, pois, além de barulhentas, essas motos cujo escapamento é só o cano poluem mais. Afinal, não têm catalisadores, exigidos por lei, para filtrar os poluentes.
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*Com informações de matéria publicada em 15/12/2023
21 comentários
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Jose Carlos de Arruda Botelho Filho
sou motociclista faz 40 anos ... ando todos os dias de moto no trânsito urbano de SP ... lido o tempo todo com o barulho ensurdecedor das motos em razão da troca do escapamento dizer q aquele q faz isto é simplesmente burro é dispensável e de nada adianta ... quem faz algo assim não tem a menor preocupação ou educação ... não tem nenhuma noção de cidadania ... e se vc reclamar certamente será ofendido uma vez q aquele q faz o barulho não term a menor noção de nada
Gaetecnica
Uma das maiores provas de que falta zeladoria na Prefeitura e no Governo . É incomensurável o número de motos que, ao acelerarem, excedem todos os limites toleráveis do ouvido humano. Ridículo como não são punidos, às vezes, barulhentas sob as barbas das próprias viaturas que rodam por aí. Falta de posicionamento desse governo fraco, que pouco se importa com o bem estar das pessoas.
Roberto Luiz Ferro Bogus
O cara pode passar de baixo do nariz do agente,com o maior cano aberto,e o"otoridade"não está nem aí. O outro para o caminhão na frente da obra literalmente obstruindo todo o transito,o otoridade não está nem aí. A madame para em lifa dupla na frente da loja,é só ligar o pisca alerta e boa! O otoridade não está nem aí; .Será que houve algum acerto prévio? Não,é claro que não!!!!! Apenas que isto é Brasil. Quem não gostar pode ir para Venezuela ou Cuba. Cambada de profissionais de quinta categoria.