Motorista cobra por ar-condicionado no Uber e surpreende passageira

A advogada carioca Karina Bruno pediu um Uber na última terça-feira e foi surpreendida com uma mensagem colocada no banco do passageiro do carro. Nela, a o motorista dizia que só ligaria o ar-condicionado do carro mediante o pagamento de uma taxa extra.

O que aconteceu

Após pedir um carro da classe UberX no aplicativo em questão, a advogada se deparou com uma mensagem de que o motorista só ligaria o ar-condicionado caso a passageira pagasse uma taxa.

A mensagem dizia que R$ 0,50 seriam cobrados a cada quilômetro rodado, com valor mínimo de R$ 5, devendo este ser pago por fora do aplicativo, em dinheiro, Pix ou cartão.

O motorista ainda diz que a empresa orienta que um carro na categoria UberX não dá realmente o direito a ar-condicionado.

Motorista é obrigado a ligar o ar-condicionado?

Em contato com a reportagem, a Uber afirma que "o ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma da Uber, em todas as modalidades de viagens (UberX, Comfort, Black etc.)".

"Entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens, independentemente da modalidade. A temperatura do veículo, assim como outros aspectos como rádio/música, faz parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos"

"Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar uma viagem e reportar ao suporte caso não se sintam confortáveis com alguma situação, e também contamos com o sistema de avaliação mútua em que a experiência em cada viagem pode ser avaliada por ambas as partes, para tornar as viagens cada vez melhores para toda a comunidade."

A empresa, porém, "esclarece serem inverídicas mensagens que afirmam ser orientação da empresa a proibição do uso de ar-condicionado em viagens, em qualquer modalidade. Cobranças adicionais realizadas fora da plataforma da Uber não devem ser aceitas por usuários, pois representam violação às regras de segurança do Código da Comunidade Uber e podem levar à desativação da conta do motorista parceiro envolvido".

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes