Topo

Novo Audi A3 reforça estilo esportivo e tecnologia para se afastar do Golf

Quarta geração do A3 começa a ser entregue na Europa em maio - Divulgação
Quarta geração do A3 começa a ser entregue na Europa em maio
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/03/2020 12h33

A nova geração do A3 seria a grande estrela da Audi no Salão de Genebra - e forte candidata a uma das sensações do evento. Entretanto, já que não tivemos feira nenhuma, a fabricante decidiu apresentar a novidade pela internet.

O hatch traz um design bem mais esportivo e agressivo do que seu antecessor. Notam-se inspirações claras em modelos como os novos RS6 e Q8. A frente ganhou uma aparência mais musculosa graças aos vincos no centro do capô e o para-choque traz entradas de ar bem pronunciadas nas extremidades.

Novo Audi A3 1 - Divulgação - Divulgação
Design do A3 é mais discreto na traseira, que traz lanternas parecidas com as do Q3
Imagem: Divulgação

A traseira ostenta lanternas afiladas bem parecidas com as do novo Q3 e um estilo menos agressivo do que a frente. O porta-malas tem capacidade de 380 litros com o banco traseiro na posição normal e pode chegar aos 1.200 litros com os bancos rebatidos.

O interior foi inteiramente renovado e traz duas saídas de ar-condicionado em posição elevada e próximas ao volante. O carro pode vir com painel digital e head-up display. O console central traz tomada de 12 volts e freio de estacionamento com acionamento elétrico, cujo botão fica bem próximo à manopla de câmbio.

No mercado europeu, o novo A3 será vendido com três opções de motorização: 1.5 TFSI a gasolina (150 cv) e duas variações do 2.0 TDI, que entregam 116 cv e 150 cv. Há dois tipos de transmissão: manual de cinco marchas e automático de sete velocidades.

Novo Audi A3 2 - Divulgação - Divulgação
Novo A3 será importado para o mercado brasileiro, mas ainda não há uma data definida
Imagem: Divulgação

O A3 vem com suspensão traseira multilink apenas nas versões com 150 cv e pode ser encomendado com o sistema de amortecedores adaptativos. Futuramente, o hatch ganhará novas motorizações, além de tração nas quatro rodas.

As encomendas podem ser realizadas no mercado europeu a partir deste mês, sendo que as primeiras unidades serão entregues a partir de maio. A quarta geração do hatch parte de 28.900 euros no mercado europeu, o equivalente a cerca de R$ 145.360.

Procurada pela reportagem de UOL Carros, a assessoria de imprensa da Audi do Brasil afirmou que o novo A3 será vendido no Brasil, mas ainda não há data definida de lançamento por aqui.