Topo

Volkswagen ID.4: SUV elétrico surge antes de estrear na Europa em 2020

Volkswagen ID.4 será vendido em vários mercados pelo mundo - Divulgação
Volkswagen ID.4 será vendido em vários mercados pelo mundo
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/03/2020 07h19

Resumo da notícia

  • SUV será segundo carro elétrico lançado pela VW
  • Carro é versão definitiva do conceito ID.Crozz
  • Projeto é global e será vendido em vários países

A versão definitiva do ID.Crozz foi finalmente revelada pela Volkswagen. Sem surpreender ninguém, a fabricante anunciou que o SUV elétrico será chamado de ID.4, dando continuidade à linha de modelos movidos a eletricidade que foi inaugurada com o ID.3.

As imagens divulgadas pela VW revelam um veículo praticamente pronto para ser produzido, apesar da leve camuflagem na carroceria. O estilo é bem agressivo, especialmente na dianteira, que chama atenção pela ausência de uma grade frontal - dispensável quando se trata de um veículo elétrico.

A traseira segue a identidade visual adotada pela marca alemã nos lançamentos mais recentes, inclusive no Brasil - vide o T-Cross vendido aqui.

Feito sobre a plataforma modular MEB, desenhada exclusivamente para veículos elétricos, o ID.4 tem tração traseira. Futuramente, o carro ganhará também opção mais potente com tração integral. A montadora não divulgou detalhes sobre motorização, mas antecipou que o ID.4 terá autonomia de até 500 quilômetros.

Volkswagen ID.4 - Divulgação - Divulgação
Estilo da traseira lembra outros carros da marca, como o próprio T-Cross
Imagem: Divulgação

Ao contrário do ID.3, o ID.4 foi feito para ser um veículo global, tanto é que será fabricado na Europa, América do Norte e Ásia. No caso do mercado norte-americano, a Volkswagen já confirmou a produção do modelo na planta de Chattanooga, no Tennessee, a partir de 2022.

Para tanto, a empresa investirá US$ 800 milhões na expansão da fábrica, que inclui a construção de uma nova ala para produção de baterias.