Topo

Hyundai Prophecy EV: conceito autônomo segue estilo de design do HB20

Conceito de cupê de quatro portas segue a identidade visual "Esportividade Sensual" - Divulgação
Conceito de cupê de quatro portas segue a identidade visual 'Esportividade Sensual'
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/03/2020 07h49

Resumo da notícia

  • Cupê de quatro portas traz identidade visual presente também no HB20
  • Designers da marca afirmam que "silhueta icônica foi inspirada por um design aerodinâmico"
  • Conceito está pronto para condução autônoma e tem joysticks no lugar do volante

A Hyundai revelou hoje (3) o Prophecy, estudo de cupê de quatro portas com linhas bastante ousadas.

O veículo é mais uma interpretação da nova identidade visual da marca, conhecida como "Esportividade Sensual" - presente, inclusive, no novo HB20.

De acordo com a empresa, o carro replica "linhas limpas e estruturas minimalistas", que já foram vistas no conceito "45", revelado em 2019.

A fabricante diz que o Prophecy traz uma "silhueta icônica de proporções perfeitas que foram inspiradas por um design aerodinâmico". Seja como for, fato é que o carro impressiona pelas linhas ousadas nunca antes vistas em um conceito da marca sul-coreana.

Os designers da Hyundai definem o Prophecy como o exemplo de uma nova vertente do design da marca, batizada de "Futuro Otimista', no qual a intenção é "estabelecer uma conexão emotiva entre humanos e automóveis".

Hyundai Prophecy - Divulgação - Divulgação
Designers dizem que silhueta do Prophecy é inspirada no fluxo d'água sobre uma pedra
Imagem: Divulgação

A silhueta do Prophecy se destaca pela queda suave e contínua em direção à traseira, lembrando o icônioc perfil do Porsche 911. A Hyundai afirma que a inspiração foi o fluxo da água ao passar por uma pedra com formas perfeitas. Um spoiler traseiro integrado à carroceria melhora a aerodinâmica em velocidades mais altas.

As lanternas, aliás, estão dispostas na vertical e ficam "camufladas" na parte inferior da traseira do veículo, logo abaixo do spoiler. Elas trazem um efeito chamado pela marca de "pixelizado", que estará presente nos futuros modelos da Hyundai.

O Prophecy é movido a eletricidade e traz até vistosas tomadas de ar na parte inferior para refrigerá-las de forma mais eficiente, segundo a própria Hyundai.

O projeto traz um aproveitamento de espaço interno possível apenas em veículos elétricos. O projeto também foi desenvolvido para condução autônoma e traz dois joysticks no lugar do volante convencional. Eles podem ser direcionados para esquerda e direita, permitindo que o motorista assuma o controle quando necessário.

Hyundai Prophecy 2 - Divulgação - Divulgação
Cabine foi projetada para tecnologia de condução autônoma
Imagem: Divulgação

Existe até um modo chamado "Relax", no qual os joysticks são recolhidos e o campo de visão de todos os passageiros fica completamente livre de obstáculos e demais elementos - pelo menos do lado de dentro.