BMW Concept i4 antecipa futuro cupê elétrico que estreia em 2021
A BMW apresentou hoje (3) o Concept i4, conceito que antecipa um cupê de quatro portas movido a eletricidade chamado... i4. O carro será lançado na Europa em 2021.
O veículo é impulsionado por um motor elétrico de 537 cv, alimentado por uma bateria de 80 kWh. A autonomia máxima é estimada em 600 quilômetros, segundo o ciclo europeu WLTP.
O design é um dos chamarizes do Concept i4 e aponta muito do que poderá ser visto nas ruas a partir do ano que vem. Talvez por isso é que o carro não tenha linhas exageradas nem elementos muito distantes da realidade, como luzes coloridas e rodas gigantescas. Até porque de grande mesmo só a grade frontal dupla (bem parecida com a do Concept 4 exibido no último Salão de Frankfurt), que será replicada em vários modelos da marca alemã no futuro.
As rodas foram desenhadas para serem leves e aerodinâmicas, pensando para contribuir na autonomia. Alguns detalhes também causam estranheza, como o enorme difusor duplo na traseira, no lugar destinado às saídas de escapamento em um automóvel movido a combustão.
O interior chama atenção por ser uma evolução interessante da cabine da maioria dos veículos atuais da BMW. Há uma enorme tela curvada que reúne o painel de instrumentos digital e o sistema de entretenimento. Tudo é protegido por um vidro anti-reflexo, que elimina a necessidade de uma proteção contra a luz solar e facilita a visualização das informações. Os botões que controlam o iDrive e as memórias dos bancos elétricos são feitos de cristal.
Para amenizar a sensação de tédio que alguns sentem a bordo de um carro elétrico, a BMW desenvolveu um sistema que reproduz sons diferentes de acordo com o modo de condução escolhido. Batizado de BMW IconicSounds Electric, ele foi desenvolvido por Hans Zimmer, um dos mais famosos compositores de Hollywood.
A versão definitiva do i4 será produzida a partir de 2021 na fábrica de Munique, que recebeu investimentos de 200 milhões de euros. Aproximadamente 90% podem ser adaptados para produzir o modelo, mas os 10% restantes demandaram novas instalações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.