Topo

BMW Concept i4 antecipa futuro cupê elétrico que estreia em 2021

Goste ou não do estilo do Concept i4, fato é que ele estará nas ruas no ano que vem - Divulgação
Goste ou não do estilo do Concept i4, fato é que ele estará nas ruas no ano que vem
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/03/2020 08h59

A BMW apresentou hoje (3) o Concept i4, conceito que antecipa um cupê de quatro portas movido a eletricidade chamado... i4. O carro será lançado na Europa em 2021.

O veículo é impulsionado por um motor elétrico de 537 cv, alimentado por uma bateria de 80 kWh. A autonomia máxima é estimada em 600 quilômetros, segundo o ciclo europeu WLTP.

O design é um dos chamarizes do Concept i4 e aponta muito do que poderá ser visto nas ruas a partir do ano que vem. Talvez por isso é que o carro não tenha linhas exageradas nem elementos muito distantes da realidade, como luzes coloridas e rodas gigantescas. Até porque de grande mesmo só a grade frontal dupla (bem parecida com a do Concept 4 exibido no último Salão de Frankfurt), que será replicada em vários modelos da marca alemã no futuro.

BMW Concept i4 2 - Divulgação - Divulgação
Design do Concept i4 não traz os excessos de estilo da maioria dos conceitos
Imagem: Divulgação

As rodas foram desenhadas para serem leves e aerodinâmicas, pensando para contribuir na autonomia. Alguns detalhes também causam estranheza, como o enorme difusor duplo na traseira, no lugar destinado às saídas de escapamento em um automóvel movido a combustão.

O interior chama atenção por ser uma evolução interessante da cabine da maioria dos veículos atuais da BMW. Há uma enorme tela curvada que reúne o painel de instrumentos digital e o sistema de entretenimento. Tudo é protegido por um vidro anti-reflexo, que elimina a necessidade de uma proteção contra a luz solar e facilita a visualização das informações. Os botões que controlam o iDrive e as memórias dos bancos elétricos são feitos de cristal.

BMW Concept i4 3 - Divulgação - Divulgação
Interior traz peças em cristal e sistema de som desenvolvido por Hans Zimmer
Imagem: Divulgação

Para amenizar a sensação de tédio que alguns sentem a bordo de um carro elétrico, a BMW desenvolveu um sistema que reproduz sons diferentes de acordo com o modo de condução escolhido. Batizado de BMW IconicSounds Electric, ele foi desenvolvido por Hans Zimmer, um dos mais famosos compositores de Hollywood.

A versão definitiva do i4 será produzida a partir de 2021 na fábrica de Munique, que recebeu investimentos de 200 milhões de euros. Aproximadamente 90% podem ser adaptados para produzir o modelo, mas os 10% restantes demandaram novas instalações.