O SUV de R$ 1 milhão: novo Mercedes Classe G tem 585 cv e preço de AMG GT
Jipão acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e chega aos 220 km/h
Poucos carros resistem tão bem ao passar do tempo quanto o Mercedes-Benz Classe G. Lançado em 1979, o SUV só teve três gerações até hoje. A última delas foi revelada mundialmente no Salão de Detroit deste ano e já está no Brasil. Quem vier ao Salão do Automóvel poderá conhecer de perto o "jipão do milhão".
O Classe G é trazido para cá em duas versões: AMG G 63 (R$ 1.049.900) e a edição especial AMG G 63 Edition 1 (R$ 1.179.900). Veja todos os detalhes em nosso vídeo exclusivo preparado antes do Salão de São Paulo 2018, onde o novo Classe G está exposto.
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Motor de esportivo
Sob o capô há um motor 4.0 V8 biturbo a gasolina, o mesmo que equipa AMG GT, C e E 63, porém em calibração de 585 cv de potência e 86,7 kgfm de torque.
Segundo a Mercedes, o par de turbocompressores tem duas passagens de fluxo paralelas e dois dutos separados no coletor de exaustão. Assim, os gases no rotor da turbina podem ser controlados separadamente. Desta maneira, os gases do escapamento do primeiro e do quarto cilindros alimentam um dos dutos, enquanto os gases do segundo e do terceiro vão para o outro duto.
Além de evitar efeitos adversos no ciclo do gás em cada cilindro, isso "reduz a retropressão e melhora a troca dos gases", entregando mais potência em menos tempo. Na prática, isso se traduz em 4,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 220 km/h.
O jipão vem também com um sistema que desativa metade dos cilindros quando o modo "Comfort" está selecionado. Assim, o veículo trafega suavemente entre 1.000 e 3.250 rpm em ambientes como estradas. Este recurso ajuda ainda na redução do consumo de combustível.
Falando em modo de condução, o Classe G traz, pela primeira vez, a opção de oito configurações -- cinco deles para asfalto ("Comfort", "Sport", "Sport+", "Individual" e "Slippery", este último para piso escorregadio) e três para off-road (areia, trilha e pedras).
A tração do G 63 é integral com distribuição de 40:60 para privilegiar o eixo traseiro (no modelo anterior era de 50:50), e há três bloqueios de diferencial.
Já a suspensão ativa pode ser ajustada em altura e é adaptativa, ou seja, pode ser regulada rapidamente de acordo com o tipo de terreno. É possível também selecionar o nível de rigidez entre os modos "Comfort", "Sport" e "Sport+". A transmissão é automática de nove marchas com opção de trocas sequenciais.
High tech
O modelo agrupa tudo que há de mais moderno nos automóveis de passeio e utilitários da marca, como as duas telas de 12,3 polegadas no interior, que se tornará padrão nos futuros lançamentos da Mercedes.
O suvão ainda traz outros itens como seletor de modos de condução, controle de rigidez dos amortecedores, faróis full led e rodas de liga leve de 22 polegadas.
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