Salão do Automóvel de São Paulo 2018 terá menos marcas e preço mais baixo
Conectividade será lema do 30º Salão de SP, que acontece novamente no São Paulo Expo
No ano da 30ª edição, o Salão do Automóvel de São Paulo será um evento ligeiramente menor, mas com maior organização e mais conectividade, promete a organização. Assim como na edição de 2016, o evento deste ano acontecerá no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes), na zona sul da capital paulista, próximo à saída para o litoral sul.
Desta vez, a feira estará aberta ao público entre os dias 8 e 18 de novembro, sendo que o primeiro final de semana faz novamente a dobradinha com o GP Brasil de Fórmula 1.
Se o Salão de SP será um pouco menor, o preço também ficará ligeiramente mais baixo: no dia de abertura, os ingressos custarão R$ 42, passando a R$ 60 nos demais dias de semana e R$ 74 nos finais de semana e feriado -- em 2016, os valores eram de R$ 40, R$ 70 e R$ 95, respectivamente.
Há meia entrada e ingressos especiais também, e UOL Carros dá todos estes valores na página especial com todos os detalhes do evento.
Veja mais
+ Tudo sobre o Salão de São Paulo 2018
+ Como anda o Honda Civic Si de nova geração? Assista
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Marcas fora, público um pouco menor
Até o momento, 30 marcas estão confirmadas, enquanto a organização afirma haver espaço para novas adesões. A organização estima expor mais de 500 veiculos e receber mais de 700 mil visitantes -- em 2016, a organizadora Reed Exhibitions Alcantara Machado estipulou 715 mil visitantes no total.
Chamou atenção a ausência de Jaguar, Land Rover, Peugeot e Citroën. Embora a Reed diga que há tempo hábil para inclui-las no evento, as próprias empresas já afirmaram que não participarão da feira.
No caso da Jaguar Land Rover, a justificativa é dar prioridade para eventos que permitam experiência do público. Já o grupo PSA (responsável pelas marcas francesas) disse que "continuarão utilizando diversas outras plataformas e canais de comunicação para apresentação de seus produtos e relacionamento com seus consumidores".
JAC e Volvo são outras ausências confirmadas, já que ambas priorizam eventos próprios há algum tempo.
Lamborghini, Ferrari e McLaren devem ter espaço no evento, porém, garantindo sorrisos e fotos para os fãs de supercarros.
Problemas não se repetirão?
Paulo Octávio, vice-presidente de marketing e vendas da organizadora , voltou a alfinetar a falta de estrutura do Pavilhão do Anhembi, mesmo sendo um palco já distante do salão, ao ser questionado sobre os problemas ocorridos em 2016, na primeira vez em que o São Paulo Expo foi utilizado como casa do evento.
Na ocasião, público e profissionais envolvidos encararam s problemas como queda de energia, transtornos para acessar o evento de carro, a pé e mesmo com serviços de táxi e Uber -- todas falhas que a organização espera não repetir.
"Quem viu nosso passado recente percebeu o tamanho da evolução que tivemos [em relação ao evento sediado no Anhembi]", afirmou Octávio. "[O Salão de 2016] Foi o primeiro grande evento e problemas aconteceram. Acho que nem eles [a empresa dona do pavilhão] tinham controle total do que estavam fazendo. A falha de energia foi o único episódio ocorrido e as chances de ocorrer novamente são menores".
Sobre os problemas de estacionamento de 2016, Octávio afirma também que "houve uma falha da equipe de organização que não indicou a existência de outra saída. As outras duas alças de acesso estarão liberadas neste ano, facilitando a vida de quem chega ao evento pela Baixada Santista".
Este ano, haverá estacionamento para 6 mil veículos, sendo 4.500 vagas cobertas e outras 1.500 ao ar livre.
Estacionamento para elétricos
Novidade de 2018 é uma ala reservada para carros elétricos e híbridos, com direito a carregadores.
Além disso, a área externa de atividades terá 23 mil metros quadrados, mais do que o dobro do espaço de 2016. Haverá test -drive de carros "normais" e elétricos e uma ala que agrupa soluções de mobilidade e até exibição de tecnologia de condução autônoma.
"O Salão do Automóvel foi feito para servir a indústria. A tecnologia disponível hoje é incrível. O mundo está mudando em uma velocidade muito grande e precisamos acompanhar esse ritmo", afirmou Leandro Lara, diretor do portfólio automotivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado.
"Tenho certeza que esse será um salão de transformação, mostrando a evolução da indústria. Eletrificação, mobilidade e indústria 4.0 estarão presentes no salão, que refletirá essas mudanças", afirmou Antonio Megale, presidente da Anfavea.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.