Nissan Leaf passa "com ressalvas" em teste semiautônomo no Reino Unido
Demonstração feita em público, em Londres, teve algumas intervenções por parte do motorista, mas foi realizada com sucesso; assista
Pioneira quando o assunto são carros 100% elétricos desde o lançamento do Leaf, há sete anos, a Nissan é outra importante montadora envolvida no desenvolvimento da tecnologia de condução autônoma.
A fabricante iniciou há alguns meses testes com unidades adaptadas do Leaf no Japão, seu país de origem, e também em Londres, no Reino Unido. E em uma demonstração realizada ao "The Guardian", a marca mostrou que ainda tem um longo caminho a percorrer... mas que está no rumo certo.
A apresentação foi feita simplesmente por Tetsuya Iijima, chefe global de desenvolvimento de automóveis autônomos da Nissan. Durante o teste, feito por ruas e avenidas congestionadas da capital inglesa, o executivo teve de assumir a direção em diversas vezes, frente a algumas hesitações do Leaf.
Iijima fez questão de deixar claro que se tratava de um protótipo em desenvolvimento e que a marca terá um carro totalmente autônomo somente de 2020.
O executivo também previu que os carros robotizados se tornarão figura fácil na paisagem das grandes metrópoles somente por volta de 2025. Mas, antes disso, estarão mais presentes em táxis e frotas de transporte individual e compartilhamento antes de serem adquiridos pelo consumidor final.
O Leaf semiautônomo utilizado nos testes utilizou 12 câmeras, quatro radares e quatro lasers para "visualizar" seu entorno e evitar colisões. Enquanto isso, uma central eletrônica comandava o processo -- que, a exemplo de outros protótipos, requer que um motorista fique sempre atento para intervir em caso de necessidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.