Topo

Fiat dá novo motor ao Mobi e projeta crescimento do mercado em 2017

Versão Drive incorpora à linha do Fiat Mobi opção de motor 1.0 com três cilindros - André Deliberato/UOL
Versão Drive incorpora à linha do Fiat Mobi opção de motor 1.0 com três cilindros Imagem: André Deliberato/UOL

Alessandro Reis<br>André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/11/2016 12h36

Compacto ganha motor 1.0 de três cilindros em nova configuração; marca também mostra versão especial da Toro e conversível 124 Spider

A Fiat revela nesta terça-feira (8) uma nova configuração do subcompacto Mobi, chamada Drive, que se integra à gama do modelo e faz a estreia do motor 1.0 Firefly de três cilindros, inaugurado em setembro pelo Uno.

Segundo executivos da marca, o novo propulsor será introduzido aos poucos na linha, que seguirá com os motores 1.0 Fire flex de quatro cilindros nas outras versões.

"O Mobi equipado com o motor 1.0 Firefly é seguramente o carro mais econômico da América Latina", garante Carlos Eugênio Dutra, diretor de gestão da Fiat para a América Latina. "Inovação e tecnologia sempre são bem-vindos. Quem comprou o Mobi com o 1.0 de quatro cilindros não sai prejudicado, porque esse carro continua sendo oferecido. Aconteceu o mesmo com a Toro, que está ganhando o motor 2.4 Tigershark, mas continua disponível com o 1.8 flex", completa.

A marca ainda revelou uma prova de consumo feita com jornalistas em que o Mobi drive foi capaz de registrar mais de 27 km/l no consumo rodoviário, número que poderia fazer a autonomia ultrapassar o 1.000 quilômetros.

Fiat Toro Blackjack - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
Fiat Toro Blackjack é versão especial da picape com motor 2.4 Tigershark e adereços escurecidos
Imagem: André Deliberato/UOL

Toro especial e 124

Além da gama completa de modelos, a montadora também expõe em seu espaço uma versão especial da Toro, chamada de Blackjack, já equipada com o motor 2.4 Tigershark incorporado à linha da picape na última semana, com adereços escurecidos, como rodas, logotipos e acabamento interno e externo.

Outra novidade é a primeira aparição no Brasil do esportivo conversível 124 Spider, que UOL Carros conheceu alguns meses atrás. É este carro, aliás, que "recebe o público" -- ele é o primeiro modelo possível de encontrar no estande, que fica na entrada do pavilhão, logo após as catracas para o público.

Fiat 124 Spider no Salão de SP 2016 - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
Fiat também apresenta o conversível e divertido 124 Spider no Salão de São Paulo 2016
Imagem: André Deliberato/UOL

E a crise?


UOL Carros aproveitou o momento para saber o que a Fiat espera para 2017. Carlos Eugênio Dutra, em papo com nossa reportagem, projeta crescimento do setor na faixa dos 5%, ou até mais, no ano que vem e "outro astral" no Salão do Automóvel de 2018. "Há algum tempo, o Brasil era um mercado extremamente promissor, com taxa de crescimento na casa dos 15% ao ano. Ainda é, apesar da queda inesperada. O Brasil ainda é um dos maiores mercados do mundo, pois todo mundo que pretendia investir veio para cá", conta.

Para justificar a confiança na recuperação do setor, Dutra se baseia na elevação nos índices de confiança, mesmo ainda sem um sinal positivo sólido da macroeconomia.
 

Conheça detalhes do 124 Spider

UOL Carros