Waymo não vê culpa de direção autônoma em acidente fatal da Tesla

Empresa de tecnologia sugere que intervenção humana poderia ter evitado morte de ciclista
Diante da controvérsia gerada pelo acidente fatal de um motorista de um Tesla Model X no mês passado, o chefe da unidade de veículos autônomos da Alphabet (empresa dona da Waymo e responsável pelo programa de carros autônomos iniciado pelo Google) está procurando estabelecer uma diferença entre a tecnologia de sua empresa e o Autopilot da Tesla.
Wei Huang, 38 anos, morreu em 23 de março quando seu SUV, que usava o sistema de assistência ao motorista Autopilot, bateu em uma barreira de uma estrada em Mountain View, na Califórnia, e pegou fogo. Os registros de computador recuperados do veículo mostraram que ele não estava com as mãos do volante nos seis segundos anteriores à colisão, de acordo com um post no blog da Tesla.
"O Autopilot não é comparável com a tecnologia de direção autônoma completa que a Waymo vem desenvolvendo há uma década", disse John Krafcik, CEO da unidade de veículos sem motorista do Google, em uma entrevista. O sistema da Tesla exige que o motorista permaneça alerta e coloque a mão regularmente no volante, enquanto a Waymo vem desenvolvendo uma tecnologia que não requer participação humana. A tecnologia da Waymo já está presente em minivans da Chrysler em testes-piloto nas ruas, e um serviço pago de táxis sem motorista será lançado no fim deste ano.
"A Tesla tem uma tecnologia de assistência ao motorista e isso é muito diferente de nossa abordagem", disse Krafcik na semana passada, antes de a Tesla revelar que o Autopilot estava ativado no momento da colisão do Model X. "Em caso de acidente com um Tesla, o ser humano no banco do motorista é, em última instância, o responsável por prestar atenção. Não sabemos o que aconteceu neste caso, mas não foi por direção autônoma." Um porta-voz da Tesla não comentou imediatamente. O Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA está analisando todos os aspectos da colisão do Model X, incluindo relatos de que o motorista já havia expressado preocupação sobre o Autopilot.
Buscando parceiros
A Waymo anunciou na semana passada um acordo para instalar seu sistema de direção autônoma em 20.000 Jaguar I-Pace, que serão utilizados como táxis em 2020. Krafcik está buscando ativamente outras parcerias com fabricantes de automóveis, inclusive com duas onde ele trabalhou como engenheiro e executivo: Ford e Hyundai. Ele disse que está perto de fechar um acordo com a Honda Motor para competir no mercado de entrega e logística, avaliado em US$ 164 bilhões.
A tecnologia de direção autônoma, apresentada como uma maneira de salvar vidas, está sendo objeto de um exame mais aprofundado após o acidente de Tesla e da morte de uma mulher que foi atropelada por um SUV com direção autônoma da Uber Technologies em Tempe, Arizona, nos EUA, no mês passado. O governador do estado proibiu a Uber de operar carros autônomos por um tempo indefinido. Empresas como a Toyota Motor também suspenderam os testes de veículos sem motorista em vias públicas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.