Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Yamaha investirá R$ 520 milhões para ampliar produção no Brasil até 2025

Cerca de 80% do investimento será direcionado para modernizar e ampliar a capacidade produtiva da planta de Manaus (AM) - Divulgação
Cerca de 80% do investimento será direcionado para modernizar e ampliar a capacidade produtiva da planta de Manaus (AM) Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

22/03/2023 11h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Segunda maior fabricante de motocicletas do País, a Yamaha anunciou, hoje (22/3), que investirá R$ 520 milhões no Brasil entre 2023 e 2025. Os investimentos serão direcionados para otimização da fábrica de Manaus (AM), além de iniciativas ambientais e na mudança da sede do grupo Yamaha de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, para a capital.

Instalada no Brasil, desde 1970, a Yamaha produziu a primeira motocicleta "made in Brazil". Em 1974, saía das linhas de produção da marca em Guarulhos a pequena RD 50.

Mais tarde, no início da década de 1980, a Yamaha seguiu a Honda e também abriu uma planta na capital amazonense beneficiando-se, assim, dos benefícios oferecidos pela Zona Franca de Manaus. Atualmente, toda a produção de motos da Yamaha, e também de motores de popa, concentra-se na planta manauara.

Em 2022, a Yamaha produziu cerca de 250 mil unidades, volume que representou 17,6% das motos fabricadas no Brasil, no ano passado. O volume só é menor que o da Honda, que produziu 1.110.141 motocicletas (78,5%).

Embora a distância para a líder Honda ainda seja grande, a Yamaha teve um crescimento significativo nos últimos cinco anos, tanto em volume como em market share. Em 2018, a Yamaha produziu 151 mil motos. Quantidade que, à época, correspondia a 14,6% da produção de motos no País.

"Os últimos anos foram complexos, por um lado gerando a necessidade de rápida adaptação a novos desafios e incertezas, mas por outro abrindo novas tendências no consumo e na forma como trabalhamos. Apesar das dificuldades, o mercado brasileiro de motocicletas segue crescendo de forma sustentada. Os investimentos que serão realizados pela Yamaha refletem nossa confiança no mercado e no país", afirmou Osamu Kobayashi, Presidente do Grupo Yamaha do Brasil.

Yamaha deixará Guarulhos

Segundo a marca, o investimento representa uma nova fase da empresa no país e reforça seu compromisso com o mercado brasileiro. Grande parte dos investimentos, cerca de 80%, será direcionada para a redução das emissões de carbono, otimização e ampliação da capacidade produtiva da planta de Manaus. O montante se destina à melhoria de processos produtivos internos e junto aos fornecedores, projetos de tecnologia da informação, logística e iniciativas ambientais, para reduzir a emissão de carbono.

Além disso, no final de 2022 a Yamaha anunciou a mudança da sede do grupo de Guarulhos, onde esteve por 52 anos, para São Paulo. A nova sede administrativa ficará no bairro Cidade Jardim, na Zona Sul da capita paulista.

Já o centro logístico e a área de desenvolvimento de produtos seguirão para o município de Jandira, na Grande São Paulo, com acesso rápido ao recebimento e embarque de materiais para a fábrica de Manaus, aprimorando a distribuição de peças e acessórios à rede de concessionárias, de acordo com a Yamaha.

Atualmente, em suas operações diretas, o Grupo Yamaha do Brasil gera aproximadamente 10.000 empregos diretos e indiretos. Ao todo são 4.500 funcionários e mais de 5.500 colaboradores da Rede de concessionárias e pontos de venda em todo o país.