Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Moto elétrica com nióbio na bateria promete recarga em 10 minutos; conheça

Horwin e CBMM vão testar a bateria de recarga ultrarrápida na CR6 (acima), que deve chegar ao mercado em 2024 com a nova tecnologia - Divulgação/Horwin
Horwin e CBMM vão testar a bateria de recarga ultrarrápida na CR6 (acima), que deve chegar ao mercado em 2024 com a nova tecnologia Imagem: Divulgação/Horwin

Colunista do UOL

31/03/2022 06h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os maiores obstáculos para a popularização das motos elétricas são o longo tempo de recarga e a baixa autonomia. As baterias dos modelos disponíveis no mercado atualmente levam de cinco a seis horas para uma recarga completa e rodam, no máximo, 100 quilômetros. Características que limitam o uso e tornam inviável uma viagem de moto elétrica, por exemplo.

Entretanto, uma parceria entre a Horwin Brasil, fabricante de motos elétricas de origem chinesa, e a CBMM, empresa especialista em tecnologia de nióbio, promete resolver esse problema. O acordo, assinado no início deste ano, vai testar uma bateria de íons de lítio com nióbio em motos elétricas, permitindo uma recarga ultrarrápida com segurança e sem prejudicar a vida útil do componente.

O metal vai ser aplicado nos ânodos da bateria de íons de lítio na forma de óxido de nióbio que, por ser um elemento muito estável, permite operações mais seguras e eficientes. "Além disso, devido à sua estrutura cristalina mais aberta, o que facilita a intercalação do lítio, permite a recarga total em menos de 10 minutos, sem causar danos à bateria", explica Rogério Marques Ribas, gerente do programa de baterias da CBMM.

A tecnologia que será empregada na bateria da moto elétrica é resultado de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento da parceria entre a CBMM com a japonesa Toshiba Corporation, fabricante de baterias para veículos elétricos. Ribas acrescenta que, por suas características únicas, as baterias com nióbio apresentam mais segurança e uma vida útil muito maior do que as baterias atuais.

célula de bateria com nióbio - Divulgação/CBMM - Divulgação/CBMM
Célula de bateria de íons de lítio com óxido de nióbio permite recargas ultrarrápidas com segurança e tem maior vida útil
Imagem: Divulgação/CBMM

Testes feitos com a bateria com nióbio demonstram que ela é capaz de segurar até 80% da carga por mais de 10 mil ciclos. "As baterias mais antigas têm vida útil de 1.500 ciclos; as com fosfato de lítio ferro, chamadas LFP, duram 3.000 ciclos. Essa nova, com nióbio, dura muito mais e também reduz o problema com o descarte", conclui o gerente do programa de baterias da CBMM.

CR6 com recarga ultrarrápida chega em 2024

Segundo a CEO da Horwin Brasil, Pricilla Favero, o protótipo deste projeto será apresentado ainda no primeiro semestre deste ano. Terá como base a motocicleta CR6 da Horwin, que tem motor de 6.200 W de potência e 150 quilômetros de autonomia.

"Nosso maior desafio foi criar um novo software de controle da bateria, já que ela tem outras características. Mas contamos com um time brasileiro altamente capacitado que está trabalhando nesse desenvolvimento", explicou a CEO da Horwin Brasil.

Moto elétrica Horwin CR6 - Divulgação/Horwin Brasil - Divulgação/Horwin Brasil
Horwin CR6 tem motor elétrico de alto desempenho (6.200 W), mas sua velocidade atual é limitada a 95 km/h
Imagem: Divulgação/Horwin Brasil

"Trabalhamos para que, em breve, qualquer pessoa possa utilizar uma moto elétrica com carga ultrarrápida de até 10 minutos. Além do diferencial da recarga, as baterias com nióbio trazem benefícios significativos do ponto de vista de segurança e da vida útil, que permitem até 20 mil cargas com um nível de profundidade de descarga relativamente ampla, o que por si só já é o maior avanço para o segmento nos últimos tempos", complementa Pricilla Favero.

A expectativa é que a nova geração da CR6 com a bateria com nióbio chegue ao mercado brasileiro em 2024. Para isso, a Horwin, que anunciou sua chegada ao Brasil no Salão Duas Rodas 2019, está estruturando uma planta fabril em Manaus (AM), onde montará seus cinco modelos, todos elétricos.

Atualmente, a naked elétrica CR6 é vendida por R$ 43 mil. O modelo usa duas baterias Panasonic para alcançar a autonomia de 150 quilômetros. "Fizemos estudos e o uso da nova bateria com nióbio não deverá aumentar muito o preço final da moto elétrica. Nosso plano é que a nova tecnologia seja utilizada em todos os modelos elétricos da Horwin", finaliza a CEO da empresa no Brasil.