Coisa de Meninos Nada

Coisa de Meninos Nada

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

'Água' do radiador: o que você deve observar para seu carro funcionar bem

Estamos nos aproximando da temporada de calor e preparei um combo sobre o sistema de arrefecimento, para que ele seja mantido em ordem ou para casos de emergência.

É importante lembrar que sistema de arrefecimento é o apoio para a temperatura do seu carro, mantendo a condição ideal para ele. Mais popularmente é conhecido como 'água do radiador', mas já falamos aqui em algumas oportunidades que este reservatório não pode contar com água 'comum', mas sim uma mistura de 'desmineralizada' com aditivos - e eles precisam estar na proporção certa.

Lembro que toda semana temos que dar atenção a itens do motor do carro. E um deles é o nível do aditivo do radiador. É necessário observar a marcação no reservatório e checar se a quantidade está entre os indicadores de 'mínimo' e 'máximo' do sistema.

Normalmente os aditivos utilizados são coloridos para facilitar na identificação de possíveis vazamentos no sistema. Mais importante que a cor é verificar no manual do veículo quais são as especificações do aditivo correto para seu carro.

Ao comprar este aditivo, observe se o frasco indica que o produto contém monoetilenoglicol, vital para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento. E tenha sempre uma unidade deste aditivo no seu carro, já que o ideal é que você nunca complete o radiador com água mesmo em casos de emergência.

Confira no vídeo acima todas as dicas sobre como manter seu sistema de arrefecimento com a manutenção em dia e evite ser pego de surpresa em uma emergência.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes