Coisa de Meninos Nada

Coisa de Meninos Nada

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Por que celular pode virar perigo no trânsito e como se proteger ao dirigir

Todos sabem que é proibido usar o celular enquanto dirige, mas é assustadora a quantidade de pessoas que desrespeita essa regra e que ainda se defende ao afirmar que "não tem nenhum problema". Mas tem sim.

É o que mostra a Abramet (Associação Brasileira de Medicina no Tráfego), que exibiu recentemente um estudo com dados assustadores sobre o uso de celular ao volante. Segundo a publicação, 57% dos acidentes causados por motoristas entre 20 e 39 ano são causados pela utilização de telefone ao dirigir.

Dirigir é uma coisa muito séria e precisamos estar sempre atentos a tudo o que está acontecendo. E isso também vale quando estamos parados no trânsito.

Conversar pelo bluetooth, mesmo que você não esteja com o celular em mãos, também tira sua atenção no trânsito. Isto porque, neste momento, você preocupado em conversar com quem está longe. É um esforço que tira a sua concentração com o que está acontecendo ao seu redor.

Isso sem falar em multas. Caso você seja flagrado conversando no celular, é uma infração média e que renderá quatro pontos na sua carteira de habilitação. Se o agente de trânsito vir você manuseando o aparelho, a infração se torna gravíssima e sobe para sete pontos na sua CNH.

Se mexer no celular enquanto dirige é um tipo de atitude que traz sérios riscos, do outro lado temos a direção defensiva - que está colada à questão de sermos responsáveis ao volante.

Conversei sobre esse assunto com Geraldo Arantes Filho, que dá aula sobre direção defensiva. De cara, ele ressalta que essa questão não significa 'andar devagar' na via, mas sim com segurança independentemente da velocidade em que você esteja.

Também é muito comum as pessoas pensarem em polícia ou ambulância, que costumam pedir passagem no trânsito para atender a alguma ocorrência. Mas ele deixa claro que essa preocupação deve ser de todos, para que possa reduzir o risco de ocorrências ou acidentes no trânsito.

Por fim, ele ressalta que podemos criar um hábito saudável de proteção no trânsito, que passa por ficar atento ao que está ocorrendo a dois ou três carros que estão à nossa frente. Caso ele esteja pisando no freio, você já sabe que em pouco tempo também precisará reduzir a velocidade. O motorista que está logo à sua frente pode até estar distraído, mas você não estará.

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes