Coisa de Meninos Nada

Coisa de Meninos Nada

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Vazamento no carro: posso rodar mesmo sem 'água' no radiador?

Já falamos bastante sobre o arrefecimento do veículo na coluna, pois é muito importante. Sem ele o motor até funciona, mas por pouco tempo. Às vezes, mesmo fazendo tudo correto, um imprevisto faz com que toda o líquido deste componente vá embora - como um vazamento, por exemplo. Sem "água" nenhuma no sistema, eu ainda posso andar?

Claro que tudo depende da situação em que você se encontra e da necessidade de tirar o carro daquele lugar. Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido. Os danos, a partir daí, pesarão bastante no seu bolso.

Se você estiver em uma via muito movimentada, em situação perigosa, e precisar sair dali de qualquer maneira com seu carro, até pode andar alguns metros com o veículo até encontrar um lugar seguro e acionar o socorro.

Por fim, vale ressaltar que o fato de estar sem líquido algum no sistema não significa que os danos no motor tenham sido extensos. Caso a temperatura não tenha subido demais e nenhuma luz de emergência acendeu, talvez não tenha ocorrido um superaquecimento.

No vídeo acima dou detalhes sobre o que acontece quando seu carro fica sem líquido de arrefecimento, quais os danos causados por rodar 'no talo' e o que fazer em casos de emergência.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes