Topo

Coisa de Meninos Nada

Motor 'fervendo' pode danificar até a transmissão de carros automáticos

Mais Coisa de Meninos Nada
1 | 25
Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

12/05/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na coluna desta semana vamos esclarecer mais uma dúvida de nossos leitores - e que mostra a importância da manutenção preventiva. O Hélio, que segue o Coisa de Meninos Nada no Youtube, perguntou se o sistema de arrefecimento interfere no arrefecimento do câmbio automático e as consequências da falta de manutenção.

Câmbio automático está cada vez mais presente no mercado automotivo brasileiro e, apesar de ser uma tecnologia consolidada no mercado, as pessoas ainda têm muitas dúvidas.

Conheço câmbio automático por cursos e leituras sobre o assunto, mas nunca trabalhei diretamente com isso. Então achei legal trazer a vocês a informação da indústria, que mais se adequava ao questionamento.

Quem fala sobre o tema no vídeo de hoje é o Silvio, químico da Petroplus. Ele confirma que o sistema de arrefecimento impacta no funcionamento do câmbio automático por causa do trocador de calor, que é a peça responsável por arrefecer o fluido da transmissão automática.

Ele acrescenta que o fluido da transmissão é arrefecido pelo mesmo líquido de arrefecimento do sistema do motor. E ele ressalta que o fluido precisa ser trocado no tempo certo e que é importante escolher produtos de qualidade para manutenções preventivas.

Um problema no câmbio automático, por mais simples que seja, normalmente requer uma empresa especializada para resolver. São poucas as oficinas que se aventuram em abrir um câmbio automático.

Com o tempo esse cenário deve mudar, especialmente com a popularização do sistema. Mas, por enquanto, a brincadeira fica cara. Então é bem melhor se programar financeiramente para as manutenções preventivas do que deixar uma bomba explodir.