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Alinhamento e balanceamento: quando devo fazer revisão do carro?

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Colunista do UOL

16/08/2022 11h00

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Já disse que amo quando vocês me pedem conteúdo. Uma amiga me perguntou quanto tempo dura o alinhamento e balanceamento do carro, e é sobre isso que vamos conversar hoje.

Deixando bem simples, o alinhamento ajusta parâmetros da suspensão do seu carro para que o conjunto rodas+pneus apontem para o lugar certo. Os três parâmetros principais são:

- Temos o parâmetro de convergência ou divergência das rodas, que indica para onde elas estão apontando. Por exemplo, quando você está com o volante certinho, no centro do curso, as rodas têm que estar apontando para frente. Isso é para deixar tudo simples, certo? Porque na prática as rodas podem estar alinhadas e o volante desalinhado. Quando o carro vai para o alinhamento vemos tudo isso.

- Depois temos o caster, que é um ângulo entre o braço de suporte do eixo e uma linha vertical.

- Por fim temos a polêmica cambagem, que é o ângulo de inclinação da roda, para dentro ou fora do carro. Como é polêmico, não entrarei em detalhes neste texto - já falei sobre isso por aqui.

Já o balanceamento é feito pra equilibrar o peso ao longo do conjunto roda+pneu, para que ele gire de maneira regular.

Tudo isso é importante para sua segurança, pois têm impacto direto na estabilidade do carro e também para o seu bolso, já que suspensão desalinhada e rodas desbalanceadas são devoradores de pneus - além de provocarem desgaste avançado em outros componentes também.

Agora vamos ao ponto do texto de hoje: quanto tempo duram alinhamento e balanceamento do seu carro?

Como tantas outras coisas relacionadas à manutenção do veículo, isso varia, mas dá para darmos um parâmetro meio genérico que servirá tranquilamente para a maioria dos casos. Nosso número 'coringa' aqui é 10 mil km.

Se o pavimento da sua região for melhor, pode durar até 20 mil km. Já com vias "menos boas", pode detonar o serviço em 5 mil km. E é claro que temos também aqueles casos da galera que nasceu "virada para Lua", né? Que sai da oficina e cai com o carro em uma cratera. Aí não tem jeito: é dar meia volta e fazer tudo de novo.

Uma última questão: se você é do tipo que não gosta das rodas de ferro, com aquelas calotas charmosas, e troca tudo antes mesmo de sair da concessionária por lindas rodas de liga leve, tenho uma má notícia: elas perdem o balanceamento com muita facilidade.

Às vezes um vacilo na hora de estacionar, com um totózinho na guia, já pode desbalancear uma roda de liga leve, além de dar aquela ralada que arrepia a espinha.

10 mil km é o número de ouro, mas recomendo que você faça a verificação do alinhamento e do balanceamento a cada 5 mil km. Assim você tem certeza de que ainda está tudo em ordem e de que, no seu caso, com o pavimento que você está trafegando, essa é mesmo uma boa quilometragem para realizar o serviço.

É aquela história do diário do seu carro que já disse que é legal fazer, lembra? Para deixar as manutenções personalizadas para o que te serve de verdade.

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