PUBLICIDADE
Topo

Coisa de Meninos Nada

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Revisão de férias: faz sentido fazer check-up do seu carro antes de viajar?

só para assinantes
Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colunista do UOL

12/07/2022 04h00

Revisão de férias. Mas o que é isso, afinal de contas? Faço revisão no meu carro só para passear? Tenho visto uma tendência de postagens condenando a revisão de férias, então vamos conversar um pouco sobre isso.

Se não falo em todos os meus vídeos é só porque, às vezes, esqueço. Mas não canso de reforçar que as revisões devem ser feitas de acordo com o que preconiza o manual do seu carro.

Se esses períodos batem com os das suas férias, ótimo. E se você respeita, rigorosamente, as manutenções preventivas, quando as férias chegarem você sabe que tudo está em ordem para viajar, mas isso não significa que não precise fazer uma revisão nesse momento.

Defendo a revisão de férias por dois motivos: um, você tem certeza de que tudo está em ordem; dois, você se adianta para manutenções que podem vencer durante a viagem.

Levar o carro para uma revisão antes de uma viagem longa é se prevenir de possíveis problemas checando se tudo está mesmo em forma para a estrada. Mas se a revisão preventiva foi feita muito tempo antes, pode ter itens que vencerão durante a sua viagem e que podem ser antecipados para que você não tenha que usar uma oficina que não conhece em outro lugar - e nem deixe a manutenção vencer para fazer quando voltar e confiar na sorte para nada dar errado até lá.

Nessa revisão é bacana olhar tudo e comentar com o mecânico qual o seu destino, porque aí é possível dar maior atenção a itens que sofrerão maior desgaste durante o percurso - por exemplo, em uma viagem para a praia sabemos que freios sofrerão mais na ida e sistema de arrefecimento na volta.

Quem nunca subiu a serra na volta da praia e presenciou uma série de carros no acostamento? Será que não dava para evitar uma boa parte dos problemas desses veículos com uma revisão antes da viagem?

E é capaz dessa verificação sair mais barata do que você imagina, especialmente se você tem uma oficina de confiança onde o mecânico sabe que você cuida direitinho do carro. Pode ser que ele nem te cobre nada só para olhar se tudo está em ordem. Tenho parceiros que fazem isso pelos clientes e viajar com a certeza de que tudo está como deveria é, sem dúvida, mais prazeroso.