Topo

Coisa de Meninos Nada

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tudo por cliques e seguidores: existe jeito seguro de filmar e dirigir?

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

19/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vocês já sabem que gosto de falar de hábitos ao volante, especialmente porque eles podem impactar na saúde dos componentes do carro. Mas hoje temos um foco um pouco diferente nesse tema.

Recebi uma pergunta sobre gravar vídeos enquanto se está dirigindo e essa é uma questão bem pertinente hoje, já que quase todo mundo tem smartphones e está presente nas redes sociais, postando coisas sobre seu dia a dia.

Não existe nenhuma maneira permitida por lei, nem segura, para gravar um vídeo enquanto você está dirigindo. Ainda mais se você precisar iniciar ou parar a gravação durante a condução, ou segurar a câmera. O que pode é colocar a câmera em um suporte, iniciar a gravação enquanto ainda está com o carro parado e encerrá-la depois que estacionar novamente.

Ainda assim temos algumas questões. Assim como conversar ao telefone, falar com a câmera enquanto dirige tira parte da sua atenção à pista.

Muito de vez quando gravo vídeos dirigindo para o canal e percebo que tira mesmo a atenção. Sempre tenho todo o cuidado de fazer isso em vias e dias/horários de menor movimento possível, mas ainda assim uma parte da atenção vai para o que você quer falar e, em alguns momentos, olhar para a câmera também tira sua atenção do percurso que o carro está fazendo.

Até onde eu sei (e pelo que pesquisei para fazer essa matéria), o importante continua sendo manter as duas mãos no volante (tirando só para trocar de marcha) e olhos na pista. Então, se fizer como eu comentei no início, câmera no suporte, bem presa, e iniciar e parar a gravação apenas com o carro estacionado, não há problemas, é quase o mesmo que usar o telefone no viva voz ou bluetooth. Mas se puder ter um copiloto que te auxilie nas gravações é sempre melhor.

Agora, com relação ao celular, ele simplesmente não deve ser usado ao dirigir em absoluto, salvo pelo recurso do GPS. E não adianta vir com esse papinho de que consegue dirigir e teclar ao mesmo tempo porque é balela, ninguém consegue sem tirar completamente o foco da direção e isso é imprudência pura e simples. Quem faz tem mesmo que levar multas astronômicas, perder carteira e tudo mais porque são perigos ambulantes e ainda vão machucar alguém - se já não machucaram.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.