PUBLICIDADE
Topo

Caçador de Carros

Volks, Corolla e automáticos: quais os carros usados mais 'caçados' em 2020

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho é administrador de empresas, consultor e primeiro "caçador de carros" profissional do país. Seu canal no YouTube dedicado a avaliações de achados automotivos tem mais de 100 mil inscritos. www.youtube.com/CarrosdoPortuga

Colunista do UOL

17/12/2020 04h00

Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Ford Ka e Fiat Argo estão no topo da lista dos carros novos mais emplacados em 2020. Mas calma, meu caro leitor. Essa coluna não termina aqui, nessa única linha que responde de maneira direta quais foram os carros mais vendidos.

Na minha lista, a soma de todos esses carros não chega a 2% do total. E os primeiros colocados são sedãs médios, categoria que nem está em seus melhores dias.

Essa lista não é coisa da minha cabeça, mas sim dos pedidos que foram feitos para mim ao longo desse difícil ano de 2020.

Já falei algumas vezes sobre o fato dos pedidos que me fazem serem tão distintos quando comparados com números acumulados de todo o Brasil. Antes era apenas uma percepção, pois nunca havia quantificado. Nesse ano, resolvi planilhar todos os pedidos e fiquei realmente surpreso com os resultados.

Algumas marcas notáveis por baixas vendas no mercado de novos e de pouca procura no mercado de usados se deram muito bem. A mesma coisa com os modelos em que vários azarões aparecem entre os primeiros.

O que não foi surpresa é a preferência esmagadora pelo tipo de transmissão automática, que pode até não ser uma realidade para os números absolutos de vendas de todos os carros, mas mostra a tendência irreversível dessa escolha por parte dos brasileiros. Pois bem, vamos aos vencedores.

Marcas mais pedidas

Volkswagen Gol 1.6 MSI AT6 2019 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O fabricante vencedor de 2020 foi a Volkswagen, que ficou com 9,9% dos pedidos, mas a Chevrolet veio logo em seguida, com 9,4%. Até aqui, tudo bem. As surpresas estão no terceiro e no quarto colocados, que foram a Renault e a Mitsubishi, respectivamente.

Logo em seguida, três marcas japonesas, sendo Honda e Toyota empatadas em quinto e sexto lugar, e a Nissan em sétimo. Outras surpresas foram a Fiat, que foi apenas 12ª, e a Jeep, em 22º, posições bem distantes de onde essas duas marcas aparecem no ranking dos carros mais vendidos.

Carro mais pedidos

Toyota Corolla 2018 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Toyota Corolla, um dos carros mais vendidos do mundo, desejado por muitos no mercado de novos e muito bem visto no de usados, também se deu bem comigo. Foi o carro mais pedido do ano, mas não ocupa o primeiro lugar sozinho.

Empatado com ele está o Nissan Sentra em uma performance incrível, já que está longe de ser um carro bem ranqueado nos números absolutos, seja no mercado de novos ou de usados.

Logo em seguida aparece o Renault Fluence, outra grande surpresa que já até saiu de linha, empatado com o Honda Civic. Ver esses quatro sedãs médios nas primeiras posições me deixa muito feliz, pois mostra que essa categoria está longe de ser extinta.

E tem outros dentro do Top 10, como o Citroën C4 Lounge e o Volkswagen Jetta, 6º e 7º colocados, respectivamente. Esses seis modelos representam 20% de todos os carros pedidos para mim nesse ano de 2020. É um número expressivo, ainda mais considerando um total de 101 modelos de carros diferentes que minha equipe teve a oportunidade de avaliar nesse período.

Já os carros mais simples e baratos, que sempre aparecem entre os primeiros colocados nas listas de carros mais vendidos, não foram tão pedidos para mim, como alguns poderiam imaginar.

Categorias mais pedidas

Nissan Sentra - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Se você leu o item acima, ficou fácil de imaginar que os sedãs foram os mais pedidos. Na somatória total, foram 77 sedãs, que representam 43% de todos os carros pedidos. Os SUVs, categoria cada vez mais em alta, aparece em seguida, com 32% dos pedidos.

Já os hatchs, que certamente é a categoria mais vendida em todo o Brasil desde sempre, na minha lista aparece somente em terceiro, com 17% dos pedidos.

Transmissão mais pedida

Peugeot 3008 câmbio automático - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Como eu disse no começo da coluna, não foi uma grande surpresa saber que a maioria dos pedidos são para carros com transmissão automática, e aqui eu incluo as convencionais, do tipo CVT e as automatizados com uma ou duas embreagens.

Trabalho como Caçador de Carros desde 2012 e a percepção sempre foi essa. Faltava quantificar, e agora sei que é uma maioria esmagadora de 73%! Pois é, quase três quartos dos pedidos são para carros que dispensam o pedal da embreagem

Quantidade de antigos

Kombi - Felipe Carvalho/Colaboração para o UOL - Felipe Carvalho/Colaboração para o UOL
Imagem: Felipe Carvalho/Colaboração para o UOL

Muitos me perguntam se avalio muitos carros antigos, e eu sempre respondo que gosto muito, mas que não são tantos.

Porém, fazendo esse balanço de 2020, me surpreendi com a quantidade de antigos que foram avaliados. Eles totalizam 11% de todos os carros pedidos, um número bem respeitável. Entre eles estão os Chevrolets Opala e C10, VW Kombi e TL, Ford Corcel, Jeep Willys, Puma entre outros.