PUBLICIDADE
Topo

Fiat Argo

Preços, versões e tudo o que você precisa saber sobre o hatch compacto

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/09/2020 04h00

O Argo estreou em 2017 com uma missão das mais difíceis: substituir dois modelos de uma vez só.

Ao tomar os lugares de Palio e Punto, o hatch passou a concorrer tanto no segmento de hatches populares quanto no de compactos premium. Foi por isso que a Fiat decidiu equipá-lo com três motorizações: 1.0 (77 cv / 72 cv), 1.3 (109 cv / 101 cv) e 1.8 (139 cv / 135 cv).

Apesar do começo discreto, o Argo não demorou para crescer nas vendas e hoje é o automóvel de passeio mais vendido da Fiat no país. E só não é o campeão geral dentro da marca por conta do fenômeno chamado Strada.

Em abril de 2019, a Fiat lançou a versão aventureira Trekking, inicialmente apenas com o motor 1.3 Firefly e câmbio manual de cinco marchas. A última novidade veio no fim do ano passado: o Argo Trekking com motorização 1.8 e câmbio automático de seis marchas.

O que mudou na linha 2021?

A Fiat decidiu alterar o visual frontal do Argo na linha 2021, que trouxe o novo logotipo da marca na grade dianteira.

A logomarca em letras garrafais também aparece em outras partes do veículo, como rodas, volante e na tela de "boas-vindas" da central multimídia.

Outra novidade é o kit S-Design, oferecido como pacote opcional na versão Drive com os motores 1.0 e 1.3. Nele, as calotas e rodas de liga leve são pretas.

Ganha também mais itens, como espelhos retrovisores elétricos com capas pintadas em preto, frisos laterais, faróis de neblina, ar-condicionado digital, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, assistente de partida em rampas e controles de tração e estabilidade.

De resto, a versão 1.0 agora vem de fábrica com central multimídia e entrada USB para o banco de trás. As configurações Drive e HGT ganharam novas rodas de liga leve.

Como UOL Carros avaliou

O Argo tem desempenho satisfatório e ótimas médias de consumo nas motorizações 1.0 e 1.3. Ambas dão conta do recado com sobras, sendo que a versão 1.3 consegue até diverte ao volante.

Quem olha os números da ficha técnica pode se empolgar com o motor 1.8 e.torQ. Afinal de contas, são 139 cv / 135 cv e 19,3 kgfm / 18,8 kgfm de torque máximo.

Só que a animação acaba no primeiro contato. O conjunto não mostra a superioridade esperada em relação ao 1.3 Firefly. Prova disso está na aceleração de 0 a 100 km/h, que é realizada em 10,4 segundos no caso do Argo Trekking 1.8 - apenas 0,4 segundo mais ágil do que a versão 1.3.

Além disso, um dos efeitos colaterais é que o motorista pode abusar mais do acelerador. E isso eleva as médias de consumo, que já não são nada boas nas versões 1.8.

Por dentro, todas as versões são bem acabadas. A posição de dirigir é boa e confortável e há espaço suficiente para quatro adultos.

No caso das versões Trekking, a roupagem aventureira caiu bem no carro com linhas esportivas. Detalhes como as molduras plásticas nos para-lamas e os apliques nos para-choques são de bom gosto, sem o estilo exagerado que acometia os aventureiros até alguns anos atrás. Os adesivos colados nas laterais e no capô contribuem para o visual mais invocado, completado pelas barras longitudinais no teto. As rodas de liga leve tem pintura na cor cinza e os pneus de uso misto ajudam a compor um visual mais parrudo.

Dimensões: comprimento, 3,99 m; largura, 1,72 m; altura, 1,50 m; entre-eixos, 2,52 m

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 48 litros

1.0:

Preço: R$ 53.990

Motor: 1.0, 6V, 3 cilindros em linha, flex

Câmbio: manual de cinco marchas

Potência: 77 cv / 72 cv a 6.250 rpm / 6.200 rpm

Torque: 10,9 kgfm / 10,4 kgfm a 3.500 rpm

Consumo (urb./rod.): 9,9 km/l / 10,7 km/l (etanol) - 14,2 km/l /15,1 km/l (gas.)

Itens de série: direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, alarme antifurto, travas elétricas, chave canivete com telecomando para abertura de portas, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix e volante com regulagem de altura.

Opcionais:

Kit Plus (R$ 1.000): predisposição para rádio (antena, 2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters), desembaçador do vidro traseiro e limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência.

Drive 1.0:

Preço: R$ 58.890

Motor: 1.0, 6V, 3 cilindros em linha, flex

Câmbio: manual de cinco marchas

Potência: 77 cv / 72 cv a 6.250 rpm / 6.200 rpm

Torque: 10,9 kgfm / 10,4 kgfm a 3.500 rpm

Consumo (urb./rod.): 9,9 km/l / 10,7 km/l (etanol) - 14,2 km/l /15,1 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão 1.0 mais banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador temporizado e limpador com intermitência do vidro traseiro, maçanetas e capas dos espelhos retrovisores na cor do veículo, central multimídia UConnect com tela tátil de sete polegadas, volante multifuncional e entrada USB traseira.

Opcionais:

Kit Bicolor (R$ 950): pintura bicolor com teto, espelhos retrovisores, spoiler traseiro e detalhe no para-choque dianteiro na cor preta.

Kit Drive Plus (R$ 2.000): espelhos retrovisores elétricos com Tilt Down e luzes indicadoras de direção, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, sensores de estacionamento traseiros com visualizador gráfico.

Série S-Design (R$ 3.200): vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, espelhos retrovisores externos elétricos com Tilt Down e luzes indicadoras de direção, sensores de estacionamento traseiros com visualizador gráfico, faróis de neblina, destravamento das portas sem chave, ar-condicionado digital, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sensor de pressão dos pneus, revestimento interno escurecido; acabamento exclusivos, logo Fiat escurecido, moldura interna das portas com acabamento exclusivo, logotipos S-Design nas laterais.

Drive 1.3:

Preço: R$ 61.990

Motor: 1.3, 8V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: manual de cinco marchas

Potência: 109 cv / 101 cv a 6.250 rpm / 6.200 rpm

Torque: 14,2 kgfm / 13,7 kgfm a 3.500 rpm

Consumo (urb./rod.): 9,2 km/l / 10,2 km/l (etanol) - 12,9 km/l /14,3 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão Drive 1.0 mais faróis com LED Design, sensor de pressão dos pneus, espelhos retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas e sensores de estacionamento traseiros.

Opcionais:

Kit Bicolor (R$ 950): pintura bicolor com teto, espelhos retrovisores, spoiler traseiro e detalhe no para-choque dianteiro na cor preta.

Série S-Design (R$ 3.200): vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, espelhos retrovisores externos elétricos com Tilt Down e luzes indicadoras de direção, sensores de estacionamento traseiros com visualizador gráfico, faróis de neblina, destravamento das portas sem chave, ar-condicionado digital, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sensor de pressão dos pneus, revestimento interno escurecido; acabamento exclusivos, logo Fiat escurecido, moldura interna das portas com acabamento exclusivo, logotipos S-Design nas laterais.

Trekking 1.3

Preço: R$ 64.990

Motor: 1.3, 8V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: manual de cinco marchas

Potência: 109 cv / 101 cv a 6.250 rpm / 6.200 rpm

Torque: 14,2 kgfm / 13,7 kgfm a 3.500 rpm

Consumo (urb./rod.): 9,2 km/l / 10,2 km/l (etanol) - 12,9 km/l /14,3 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão Drive 1.3 mais controles de estabilidade e de tração, pneus de uso misto, suspensão elevada, teto bicolor e adesivos decorativos.

Opcionais:

Kit Trekking Plus (R$ 3.500): rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e câmera de ré.

Kit Trekking Full (R$ 5.000): itens do kit Trekking Plus mais destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão e ar-condicionado digital automático.

Trekking 1.8

Preço: R$ 69.990

Motor: 1.8, 16V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: automático de seis marchas

Potência: 139 cv / 135 cv a 5.750 rpm

Torque: 19,2 kgfm / 18,7 kgfm a 3.750 rpm

Consumo (urb./rod.): 6,6 km/l / 8,6 km/l (etanol) - 9,4 km/l /11,9 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão Trekking 1.3 mais rodas de liga leve de 15 polegadas.

Opcionais:

Kit Trekking Plus (R$ 2.500): câmera de ré, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão e ar-condicionado digital.

Kit Trekking Full (R$ 5.900): itens do kit Trekking Plus mais espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, tela de TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos, sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico, apoia-braço central no banco do motorista, volante revestido em couro, bancos revestidos em couro ecológico e banco traseiro bipartido.

HGT 1.8

Preço: R$ 74.990

Motor: 1.8, 16V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: automático de seis marchas

Potência: 139 cv / 135 cv a 5.750 rpm

Torque: 19,2 kgfm / 18,7 kgfm a 3.750 rpm

Consumo (urb./rod.): 7 km/l / 9,1 km/l (etanol) - 9,9 km/l /12,8 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão Trekking 1.8 mais tela de TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos, apoia-braço central no banco do motorista, volante revestido em couro, rodas esportivas de 17 polegadas pintadas de preto, aerofólio traseiro e capa dos retrovisores com pintura na cor cinza, escapamento traseiro esportivo, grade inferior dianteira com aplique na cor vermelha, para-choque traseiro com moldura inferior exclusiva, suspensão com calibração esportiva, faróis de neblina e moldura nas caixas de rodas.

Opcionais:

Bancos em couro marrom: R$ 1.200

Kit Bicolor (R$ 950): pintura bicolor com teto, espelhos retrovisores, spoiler traseiro e detalhe no para-choque dianteiro na cor preta.

Kit HGT Full (R$ 4.300): ar-condicionado digital, câmera de ré, sobretapetes em carpete, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico, paddle shifts atrás do volante e piloto automático.

Airbags laterais: R$ 2.550

Valores de revisão:

Versões com motor 1.0:

10 mil km: R$ 260,00

20 mil km: R$ 504,00

30 mil km: R$ 432,00

40 mil km: R$ 1.060,00

50 mil km: R$ 448,00

60 mil km: R$ 636,00

Versões com motor 1.3:

10 mil km: R$ 308,00

20 mil km: R$ 552,00

30 mil km: R$ 480,00

40 mil km: R$ 1200,00

50 mil km: R$ 496,00

60 mil km: R$ 684,00

Versões com motor 1.8:

10 mil km: R$ 376,00

20 mil km: R$ 624,00

30 mil km: R$ 548,00

40 mil km: R$ 816,00

50 mil km: R$ 568,00

60 mil km: R$ 1248,00

Garantia:

3 anos

Concorrentes:

Chevrolet Onix

  • Motores: 1.0 12V aspirado (82 cv / 78 cv) e 1.0 turbo (116 cv)

    Versões: 1.0 MT, 1.0 turbo AT, LT, LTZ e Premier

    Preços: de R$ 56.290 (1.0 MT) a R$ 77.090 (Premier)

    Pontos positivos: lista de itens de série e design

    Pontos negativos: preço

    Hyundai HB20

    Motores: 1.0 12V aspirado (80 cv / 75 cv), 1.0 turbo (120 cv) e 1.6 16V (130 cv)

    Versões: Sense (1.0), Vision (1.0 e 1.6), Evolution (1.0 e 1.0 turbo), Diamond (1.0 turbo), Diamond Plus (1.0 turbo) e HB20X (1.6)

    Preços: de R$ 49.590 (1.0 Sense MT) a R$ 77.990 (Diamond Plus)

    Pontos positivos: lista de itens de série e desempenho do motor turbo

    Pontos negativos: preço e design

    Ford Ka

    • Motores: 1.0 12V aspirado (85 cv / 80 cv) e 1.5 (136 cv / 128 cv)

      Versões: S, SE, SE Plus e Freestyle

      Preços: de R$ 49.890 (S 1.0) a R$ 68.490 (Freestyle 1.5)

      Pontos positivos: lista de itens de série e relação custo/benefício

      Pontos negativos: espaço interno

      Renault Sandero

      Motores: 1.0 12V aspirado (82 cv / 79 cv), 1.6 16V (118 cv / 115 cv) e 2.0 16V (150 cv / 145 cv)

      Versões: Life, Zen, GT Line e R.S

      Preços: de R$ 54.290 (Life 1.0) a R$ 76.990 (R.S. 2.0)

      Pontos positivos: espaço interno e desempenho

      Pontos negativos: acabamento e itens de série