Topo

Como o carro sabe a forma que você dirige e até ensina a poupar combustível

Indicador de troca de marcha está presente até em carros populares - Divulgação
Indicador de troca de marcha está presente até em carros populares
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/12/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Recursos como indicador de troca de marcha equipam até populares
  • Carros de entrada também têm sistema que 'educa' condução do motorista

Dirigir ouvindo palpite de outras pessoas incomoda alguns motoristas. Se esse for o seu caso é bom se acostumar porque hoje não são apenas os passageiros que gostam de dar conselhos. Pois é: os carros já te ensinam como dirigir melhor.

Essa assistência aparece de várias maneiras. Modelos de marcas como Renault, VW e Fiat trazem o indicador de troca de marcha.

Trata-se de uma pequena luz no painel de instrumentos que se acende no momento adequado de aumentar ou reduzir uma marcha. Por trás desse recurso simples está um sistema que orienta o condutor a manter o motor sempre na faixa de rotação ideal.

Pé pesado, não!

Indicador 1 - Divulgação - Divulgação
Eco Monitoring tem luz que muda de cor quando carro consome mais
Imagem: Divulgação

E já que falamos na Renault, alguns carros da marca trazem o Eco Monitoring e o Driving Eco. O primeiro é uma luz presente no painel, que muda de cor de acordo com o consumo de combustível. Presente no Kwid e no Captur, o sistema tem as cores vermelho, amarelo e verde e funciona em tempo real.

Já o Driving Eco identifica o estilo de condução do motorista com base em informações como posição do pedal do acelerador, velocidade, vácuo no coletor de admissão e marcha utilizada. Por meio desses dados ele elabora um relatório baseado em pontos para a qualidade da direção, dando dicas para melhorar o placar.

Para diminuir o seguro

Driving Eco - Divulgação - Divulgação
Driving Eco usa pontuação para dizer se motorista dirige de forma econõmica
Imagem: Divulgação

Este tipo de solução não é utilizada apenas pelas montadoras. A Smart Driving Labs, empresa especializada em soluções de software e hardware para dados telemáticos em veículos, desenvolveu o Element.

Segundo a empresa, a plataforma utiliza um sistema de conexão compatível com 90% dos veículos do mercado. Os dados são coletados em tempo real por meio de recursos de telemetria e disponibiliza um relatório da condução do motorista.

Assim, frotistas podem utilizar as informações do Element para ter maior controle sobre seus carros e até abater o valor do seguro.

"É possível acessar parâmetros vitais do veículo, como o uso de bateria e o status do motor do carro. Tudo por meio de um dispositivo móvel com acesso à internet", afirma Fernando Schaeffer, CEO da Smart Driving Labs.

Além disso, o sistema de GPS permite rastrear a localização do veículo e controlar à distância funções como destravamento das portas e ignição do motor. O recurso funciona da mesma forma que os aplicativos que montadoras como a Chevrolet oferecem em alguns modelos.