PUBLICIDADE
Topo

Minas Gerais

"Esperança de um tempo melhor" é tema dos 10 anos do bloco Então, Brilha!

Foliões curtem o bloco Então Brilha com muita purpurina pelas ruas de Belo Horizonte - Nereu Jr./UOL
Foliões curtem o bloco Então Brilha com muita purpurina pelas ruas de Belo Horizonte Imagem: Nereu Jr./UOL

Colaboração para o UOL

Em São Paulo

14/02/2020 12h18

Com o tema "Esperança de um tempo melhor", o bloco Então, Brilha! pretende, no desfile deste ano, levantar reflexões sobre o tempo e a diversidade.

O bloco surgiu em 2010, a partir de um grupo de amigos belo-horizontinos que queria pular no Carnaval do Rio. Foi de um poema do escritor russo Vladimir Maiakovski que veio a inspiração para o nome e para o lema do bloco: "Gente é para Brilhar!".

A partir de 2011, o grupo passou a desfilar na capital mineira, onde o Carnaval de rua voltava a ganhar força. A partir dos anos seguintes, o Então, Brilha! se tornou um dos principais blocos de Belo Horizonte, arrastando milhares de pessoas em seus cortejos e sempre levantando a bandeira da diversidade, igualdade e liberdade.

Entre as questões que o bloco pretende levantar em seu desfile estão o combate ao racismo e à opressão à mulher e à população LGBTQI+, sem deixar de fora da pauta a luta de classes.

No repertório, muitos clássicos da música brasileira, de estrelas como Daniela Mercury, Belchior, Cazuza, Lulu Santos, Gilberto Gil, além dos artistas mineiros como o cantor e compositor Sérgio Pererê e a cantora Irene Bertachini.

Quando: Sábado, 22 de fevereiro
Concentração às 4h (saída junto com o sol)
Local: Esquina da Avenida do Contorno com rua Curitiba

Minas Gerais