Bebidas proteicas: quais as melhores marcas para consumir e quais evitar

As bebidas proteicas estão em alta e ganharam as prateleiras de supermercados. Com o soro do leite —que dá origem ao whey protein— como um dos ingredientes mais comuns, elas normalmente são procuradas por pessoas que querem aumentar o aporte proteico na dieta.

Essas bebidas são vendidas livremente e, no geral, não têm contraindicação. A única observação fica por conta da atenção às suas necessidades proteicas diárias ou em casos de pacientes com problemas renais (na dúvida, é melhor consultar um nutricionista).

Mas se você está procurando a melhor opção à saúde, uma dica é ter atenção aos ingredientes. De modo geral, quanto menos itens artificiais, como emulsificantes, estabilizantes e aromatizantes, melhor. A proporção de proteína por mililitro também pode ser considerada.

Para ajudá-lo a decidir o que levar para casa e o que é melhor deixar na prateleira, pedimos para que nutricionistas avaliassem 14 marcas de bebidas proteicas e as classificassem como um semáforo:

Verde: boa composição, totalmente indicada.

Amarela: deve ser consumida com atenção, por conta de alguns detalhes da composição.

Vermelha: não tem uma boa composição, tabela nutricional ou ingredientes e deve ser evitada.

A seguir, veja o resultado.

Continua após a publicidade

Alto teor proteico, em especial concentrado de leite e colágeno, com adoçante natural (stévia), que é um dos mais indicados. "De forma geral, a lista de ingredientes é muito boa, com poucos itens e a maioria identificável pelo consumidor", diz a nutricionista Thaís Barca. Além disso, tem quase zero de açúcares adicionados, bastante fibra e proteína por porção.

Ingredientes: leite desnatado concentrado, soro de leite (whey) concentrado, colágeno hidrolisado, polidextrose, enzima lactase, vitamina D, estabilizantes celulose microcristalina, fosfato dipotássico, fosfato dissódico, fosfato trissódico e euchema, aromatizantes e edulcorante glicosídeos de esteviol (stévia).

Bom índice proteico, com ingredientes naturais, sem adição de adoçantes, corantes e conservantes. "É uma opção bacana para os veganos e para aqueles que não podem com a proteína do leite", indica a nutricionista Bel Fagundes. A bebida também tem poucos ingredientes, que são facilmente identificáveis e já vem com a porção especificada pelo tamanho da embalagem de consumo individual. É enriquecido com vitaminas do complexo B e vitamina D.

Ingredientes: água, aveia, proteína de ervilha, café liofilizado, carbonato de cálcio, bicarbonato de sódio, sal marinho, vitaminas B2, D2 e B12, estabilizante fosfato bipotássico e extrato natural de baunilha. Alérgicos: contém aveia, não contém glúten.

Continua após a publicidade

Tem uma boa proporção de proteínas e aromatizantes são naturais, "porém, o preparo apresenta alguns aditivos não interessantes, além do amido modificado, o que deixa com uma carga glicêmica alta", fala a nutricionista Bel Fagundes. Além disso, tem estabilizantes.

Ingredientes: leite desnatado, cacau hidratado, concentrado proteico de soro de leite, amido modificado, enzima lactase, estabilizantes (fosfato trissódico, citrato de sódio, goma guar, fosfato dissódico, goma alfarroba e goma gelana), aromatizantes e edulcorante glicosídeos de esteviol (stévia).

"Alto teor proteico, com adição de enzima lactase, porém contém aromatizantes não descritos na composição, podendo causar quadros alérgicos em algumas pessoas", destaca a nutricionista Alyne Santim. Além dos aromatizantes, contém estabilizantes e adoçantes artificiais (sucralose), que podem causar alterações na microbiota intestinal.

Ingredientes: água, leite em pó desnatado, proteína concentrada do soro do leite, proteína concentrada do leite, enzima lactase, estabilizantes (celulose microcristalina, carboximetilcelulose, carragena, fosfato dipotássico, fosfato dissódico e fosfato trissódico), aromatizantes e edulcorante sucralose.

Continua após a publicidade

Segundo a nutricionista Bel Fagundes, tem aditivos, além do leite reconstruído, um item não saudável. Conta com adição de aromatizantes e adoçante sucralose. "Este adoçante é apontado em alguns estudos como ruim para a saúde intestinal, uma vez que pode estimular a disbiose (desequilíbrio das bactérias da microbiota intestinal)", fala Thaís Barca.

Ingredientes: leite desnatado reconstituído, leite integral reconstituído, concentrado proteico de soro do leite, cacau em pó, coro de leite em pó, estabilizantes (celulose microcristalina, carboximetilcelulose, carragena, fosfato dissódico, fosfato dipotássico e fosfato trissódico), aromatizantes; enzima (lactase) e edulcorante (sucralose).

Tem alto teor proteico, sem lactose e açúcar, porém com adição de adoçante sucralose (que pode causar alterações na microbiota intestinal) e contém aromatizantes não descritos na composição. Tem amido modificado, que aumenta a carga glicêmica, e pouca fibra.

Ingredientes: leite parcialmente desnatado, concentrado proteico de leite, amido modificado, concentrado proteico de soro de leite, soro de leite em pó, enzima lactase, estabilizantes celulose microcristalina, carboximetilcelulose, carragena, fosfato dipotássico, fosfato dissódico, aromatizantes e edulcorante sucralose.

Continua após a publicidade

Alto teor proteico, sem lactose e açúcar, aromas naturais e sem conservantes. Porém contém açúcar escondido (amido de milho) e é adoçado com sucralose (adoçante artificial). É enriquecido com vitaminas do complexo B e vitamina D.

Ingredientes: água, proteína de soja, proteína de ervilha, cacau em pó, suco concentrado de abacaxi, fibra de chicória, amido modificado, óleo de coco, óleo de girassol, carbonato de cálcio, sal, suco concentrado de repolho, vitamina D2, vitamina B12, aromas naturais, edulcorantes artificial sucralose, estabilizantes: goma gelana e fosfato dipotássico.

Tem alto teor proteico, é rica em cálcio e vitamina D, e não tem adição de açúcar. Porém tem adição de adoçantes e aromatizantes não descritos na composição. Um deles é a sucralose, apontada como substância que pode causar alterações na microbiota intestinal.

Ingredientes: leite desnatado, caseinato de sódio, colágeno hidrolisado, cálcio (difosfato tricálcico), enzima lactase, soro de leite em pó, concentrado proteico de soro de leite em pó (whey protein), vitamina d3 (colecalciferol), estabilizantes celulose microcristalina, carboximetilcelulose sódica, carragena, fosfato dipotássico, fosfato dissódico, citrato tripotássico e citrato trissódico, aromatizantes, emulsificante lecitina de soja e edulcorante artificial sucralose. Não contém glúten. Alérgicos. contém leite e derivados de leite e soja.

Continua após a publicidade

Tem alto teor proteico e sem adição de açúcar, porém tem adição de adoçante e aromatizantes. É adoçado com sucralose (adoçante artificial). Tem quase zero carboidratos e bastante fibra alimentar. "A gordura usada é o triglicerídeo de cadeia média (TCM), excelente para gerar energia e boa para as bactérias da microbiota intestinal", indica Thaís Barca.

Ingredientes: água, caseinato de cálcio, proteína de soro do leite concentrada, polidextrose, cacau, triglicerídeos de cadeia média, cloreto de sódio, aromatizantes, reguladores de acidez fosfato dipotássico e fosfato dissódico, espessantes goma gelana e carragena e edulcorante sucralose.

"Produto proteico, porém com diversos emulsificantes, estabilizantes e aromatizantes que podem causar reações alérgicas e inflamatórias", fala a nutricionista Alyne Santim. É adoçado com sucralose, tem zero fibras alimentares, contém gordura saturada e colesterol. Tem mais carboidratos que proteína.

Ingredientes: leite pasteurizado semidesnatado, calda de cacau (água e cacau), concentrado proteico de soro de leite em pó, composto lácteo com café e canela (leite em pó desnatado, café solúvel, soro de leite em pó, canela em pó, estabilizante citrato de sódio e edulcorante sucralose), soro de leite em pó, enzima lactase, emulsificantes: celulose microcristalina, carboximetilcelulose sódica e carragena, estabilizantes: fosfato trissódico, fosfato dissódico e fosfato dipotássico e aromatizante.

Continua após a publicidade

Tem alto teor proteico, sem lactose e açúcar, porém com adição de adoçante sucralose e com aromatizantes não descritos na composição, podendo causar quadros alérgicos. Contém estabilizantes e adoçantes artificiais.

Ingredientes: leite semidesnatado, soro de leite reconstituído, caseinato de cálcio, concentrado proteico de soro de leite, amido modificado, cloreto de sódio, estabilizantes carboximetilcelulose sódica, fosfato dissódico, fosfato dipotássico, celulose microcristalina e carragena, aromatizante, enzima lactase e edulcorante sucralose.

"Tem açúcar escondido (amido modificado), alguns aditivos e é adoçado com sucralose, um adoçante artificial", destaca Bel Fagundes. Ainda tem aromatizantes, quatro estabilizantes e tem mais carboidrato do que proteína.

Ingredientes: leite desnatado e/ou leite em pó desnatado reconstituído. Leite integral e/ou leite em pó integral reconstituído, concentrado proteico de soro de leite em pó, amido modificado, soro de leite em pó, estabilizantes (celulose microcristalina, carboximetilcelulose, carragena), enzima lactase, fosfato dipotássico e fosfato dissódico, aromatizantes e edulcorante sucralose.

Continua após a publicidade

Tem açúcar escondido, é adoçado com sucralose (adoçante artificial) e tem leite reconstituído (leite que foi modificado pela indústria) e aditivos. Tem aromatizantes, estabilizantes e acessulfame de potássio, "que, em alguns estudos, é apontado como substância que pode causar alterações na microbiota intestinal", destaca Thaís Barca. Tem mais carboidrato do que proteína.

Ingredientes: leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído, leite integral e/ou leite integral reconstituído, concentrado proteico de soro de leite, soro de leite e/ou soro de leite reconstituído, cacau em pó, amido modificado, soro de leite em pó, enzima lactase, estabilizante fosfato dipotássico, fosfato dissódico, carboximetilcelulose sódica e carragena, aromatizante e edulcorantes sucralose e acesulfame de potássio.

É rica em proteínas, mas com adição de adoçante sucralose e de aromatizantes não descritos na composição. Tem açúcar escondido (amido modificado) e leite reconstituído (leite que foi modificado pela indústria). "Tem xarope de cacau, mas não é especificado para o consumidor do que é feito o xarope do cacau (e todo xarope tem base de açúcar). Pessoas diabéticas com restrição do consumo de açúcar devem tomar cuidado com o consumo", fala Thaís Barca.

Ingredientes: leite semidesnatado, soro de leite reconstituído, xarope de cacau, caseinato de cálcio, concentrado protéico de soro de leite, amido modificado, cloreto de sódio, estabilizantes carboximetilcelulose sódica, fosfato dissódico, fosfato dipotássico, celulose microcristalina e carragena, aromatizante, enzima lactase e edulcorante sucralose.

Fontes: Alyne Santim, nutricionista clínica e esportiva, graduada em nutrição pela Universidade Cruzeiro do Sul, capacitada em nutrição no ambulatório de gastrenterologia e endocrinologia do Hospital das Clínicas pela Faculdade de Medicina USP; Bel Fagundes, nutricionista clínica funcional e integrativa, graduada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, pós-graduada em nutrição clínica aplicada a patologias e envelhecimento com base na prática ortomolecular, em adequação nutricional e manutenção da homeostase - prevenção e tratamento de doenças relacionadas à idade e em gastroenterologia funcional; Thaís Barca, nutricionista funcional e esportiva da Clínica CliNutri, graduada em nutrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em nutrição aplicada ao exercício físico pela USP, em fitoterapia funcional e em nutrição esportiva funcional pela VP, proprietária e nutricionista da CliNutri.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do informado, os aromatizantes da bebida proteica da Integralmedica estão descritos na composição. A informação foi corrigida.
  • Diferentemente do informado, a bebida proteica da Verde Campo contém aromatizantes naturais, e não artificiais. A informação foi corrigida.

Deixe seu comentário

Só para assinantes