Topo

Quais são os melhores e os piores lanches das grandes redes de fast food

Guilherme Zamarioli/UOL
Imagem: Guilherme Zamarioli/UOL

Fausto Fagioli Fonseca

Colaboração para o VivaBem

31/05/2023 04h00

Sanduíches de redes de fast food não são saudáveis, você sabe. Mas é inegável que os lanches são saborosos e consumidos por muita gente.

Para evitar prejuízos à saúde, o ideal é que esses alimentos sejam exceção em seu cardápio (só uma vez por mês, por exemplo).

Outra coisa que pode ajudar a reduzir danos na dieta é escolher o "menos pior", com base na tabela nutricional.

Por isso, VivaBem pediu para três nutricionistas avaliarem os sanduíches de cinco grandes redes de fast food do Brasil.

Veja abaixo quais foram considerados as melhores e a piores escolhas:

Melhor: Mc Fiesta

Entre as opções do cardápio, é um dos menos calóricos. "Ainda tem menor teor de sódio comparado aos outros lanches", fala Thaís Barca, nutricionista funcional e esportiva da clínica CliNutri. Em comparação ao cheeseburguer tradicional, que também tem poucas calorias, o Mc Fiesta leva vantagem por conter ingredientes naturais, como alface e tomate, que são fontes de fibras, vitaminas e minerais.

Pior: Big Tasty Bacon Barbecue

É bastante calórico e contém metade da necessidade de energia diária de uma dieta padrão --que é de 2.000 kcal. Além disso, é um dos sanduíches com mais sódio, substância que em excesso aumenta o risco de pressão alta.

"Apesar de oferecer um pouco menos de calorias e gorduras que o Brabo Bacon Salad [lanche também do Mc Donald's], o Tasty Bacon Barbecue extrapola astronomicamente no teor de sódio, chegando a quase a necessidade diária que um indivíduo deve consumir", destaca Barca.

"Além do excesso de calorias, gorduras, carboidratos e sódio, o organismo humano não se beneficia de outras substâncias presentes em lanches de redes de fast food, como corantes, aromatizantes e conservantes sintéticos e glutamato monossódico, também conhecido como realçador de sabor" Thaís Barca, nutricionista funcional

Melhor: Whopper

Não é o menos calórico do cardápio, porém tem boa proporção de proteínas advindas de sua carne grelhada, além de não ter a mais alta relação de sódio por peso. Contém ingredientes leves e naturais, como alface, tomate e cebola, que também ajudam a manter a saciedade.

Pior: Mega Stacker Atômico 3.0

Altamente calórico e rico em gorduras trans e saturadas, nutrientes que, em excesso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. "Sem falar no sódio, que chega a bater 4.794 mg", diz a nutricionista Sol Meneghin. Entre seus ingredientes mais calóricos e ricos em sódio estão as três camadas de cheddar e as três camadas de bacon. Leva ainda três discos de hambúrguer.

Melhor: Sanduíche de Frango

O Subway oferece a possibilidade de montar o sanduíche escolhendo cada item. A opção de frango com vegetais (tomate, alface, pepino) acaba sendo uma boa pedida. "As melhores opções seriam os que têm menos condimento", diz a nutricionista Gabriela Cilla. Portanto, evite adicionar molhos, pois eles aumentam consideravelmente o aporte de sódio.

Pior: Frango Empanado

A versão empanada do frango tem muito mais sódio e é uma das mais calóricas do cardápio. "Essas carnes empanadas têm tanto amido quanto amido modificado", fala Cilla. O amido é um carboidrato absorvido rapidamente pelo organismo, que eleva rapidamente o nível de glicose (açúcar) na corrente sanguínea, gerando um pico de insulina —hormônio responsável pelo estoque de gordura corporal. Em longo prazo, se isso acontecer constantemente, pode gerar resistência à insulina e diabetes tipo 2.

Mas repare que o pior lanche do Subway não tem tantas calorias e gorduras quando comparado com os piores sanduíches —e até alguns melhores— de outras redes.

Melhor: Cheeseburger Frango

É um lanche simples, com poucos ingredientes, calorias e sódio. O frango é uma carne leve e menos gordurosa do que a carne vermelha, por exemplo. "É o sanduíche com a informação nutricional que mais chamou a atenção [pelo lado positivo] entre todas as redes de fast food", diz Barca.

Pior: Bob Costela 2 Queijos Bacon

Comparado com a melhor opção da mesma rede, tem alta quantidade de gorduras saturadas, sódio e calorias. O bacon e o cheddar são ingredientes ricos em gorduras, além de serem os responsáveis por aumentar a quantidade de sódio do sanduíche, junto com o molho.

    Melhor: Gran Extra Crocante

    Tem alto teor de sódio, mas não tanto quanto outras opções do cardápio. "A maior diferença está na comparação do volume calórico e de gorduras totais na porção, sendo um dos com menores taxas de gordura", fala Barca.

    Pior: Gran BBQ Bacon

    É altamente calórico e tem muito mais sódio e gorduras do que a melhor opção do cardápio. Além disso, o bacon é altamente calórico e gorduroso, sendo também rico em sódio. Seu molho também aumenta o aporte de sódio, assim como o cheddar.

    Fontes: Gabriela Cilla, nutricionista da clínica NutriCilla, gastróloga pelo Senac, graduada em nutrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em nutrição clínica funcional pela VP Consultoria; Sol Meneghin, formada em nutrição e pós-graduada, possui um consultório em Aracaju, Sergipe; e Thais Barca, graduada em nutrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em nutrição aplicada ao exercício físico pela USP, pós-graduada em fitoterapia funcional e nutrição esportiva funcional pela VP e proprietária e nutricionista da CliNutri desde 2015.

    Errata: este conteúdo foi atualizado
    A primeira versão da tabela nutricional do lanche "Whopper", da rede Burguer King, informava que uma unidade do sanduíche tinha 0,8mg de sódio. Mas, na verdade, o valor correto é 1.135mg de sódio. A informação já foi corrigida.