Topo

Conexão VivaBem

Movimento


Tati Bernardi diz como dribla horas sentada no home office: "Coloco alarme"

Do VivaBem, em São Paulo

27/07/2020 15h00

No Conexão VivaBem desta segunda-feira (27), Tati Bernardi revelou que passa muitas horas seguidas sentada, devido ao seu trabalho como escritora e roteirista. Para se prevenir dos possíveis problemas causados pelo tempo parada, ela coloca um alarme no celular, para se lembrar de ficar em pé.

"De hora em hora eu levanto, tomo uma água, vejo minha filha e me alongo inteira pelo menos duas vezes ao dia. Eu tenho aquele tapetinho de pilates e aprendi a fazer um alongamento que chama reloginho. Deito de lado e jogo o braço esticado para cima da minha cabeça. Conforme ele se move como um relógio, vou acompanhando-o com o rosto".

Sentar é o novo fumar

De acordo com o ortopedista Sérgio Maurício, quando se está sentado, a postura fica encurtando a musculatura do quadril e posterior de coxa. "Só que quando eu vou andar, justamente preciso de um movimento de extensão", disse.

Ele compara o corpo a um prédio: "Tudo o que acontece no primeiro andar mexe no segundo, naturalmente. Então, se nós não estivermos com todas essas estruturas bem alongadas, digamos assim, porque não é tanto alongamento, é mobilidade da articulação, a gente não funciona bem".

Segundo ele, o corpo funciona como uma engrenagem. Um tornozelo que não funciona bem provoca dor no joelho. Um joelho que não funciona bem provoca dor no quadril.

Movimentar-se, como a Tati faz de hora em hora, é o melhor estímulo para a produção do líquido sinovial, que lubrifica e nutre as células das cartilagens. "Esse líquido é produzido pela sinóvia, que é a membrana que reveste todas as nossas articulações do corpo. E o melhor estímulo para a produção dele é o exercício, é movimento. Tanto que para pacientes com artrose, uma doença da articulação em que a gente precisa nutrir melhor as cartilagens, a recomendação número um é exercício, a segunda é perda de peso".