Topo

Conexão VivaBem

Movimento


Cicarelli: "A gente se adapta a tudo; hoje pedalo e faço funcional em casa"

Do VivaBem, em São Paulo

07/09/2020 10h30

No Conexão VivaBem desta segunda-feira (7), a apresentadora e triatleta Daniella Cicarelli contou que, apesar de preferir treinos outdoor, teve que trazer alguns exercícios para dentro de casa durante a pandemia do novo coronavírus. Até o momento, segundo ela, tem dado certo, apenas a natação não conseguiu manter, porque as piscinas permanecem fechadas.

"Eu tenho um rolo, onde você coloca sua bicicleta e pedala dentro de casa. Apareceram as corridas virtuais, nos aplicativos, você baixa o treino e compete com outras pessoas, então deu para se adaptar bem. Também faço funcional com o peso do próprio corpo em casa", disse.

Ela também corre, mas ainda acha estranho treinar com a máscara. "Realmente, a troca de oxigênio atrapalha mesmo! Mas é aquela coisa, às vezes você está correndo, dá daquela respirada e continua. A gente se adapta a tudo".

Corrida e musculação

Cicarelli disse que não gosta de fazer musculação, porque a deixa "travada", com uma sensação de corpo pesado. Mas como sabe que precisa do fortalecimento para evitar dores durante a corrida, pratica o funcional, mesmo antes da pandemia. "Já fazia antes e agora se intensificou. Hoje eu consigo fazer uma aula de 45 minutos a uma hora só com um banco, um suporte, alguma coisa da casa mesmo, não tive que comprar um peso".

Segundo o ortopedista Pedro Debieux, quem pratica corrida deve fortalecer os músculos para continuar evoluindo e, claro, não sobrecarregar as articulações. "Quem corre e não faz exercício de força vai atingir um nível cardiovascular, que melhora rápido, mas o musculoesquelético não. Às vezes as pessoas não conseguem correr porque o joelho começa a doer, por exemplo. A pessoa aguenta correr mais, mas ela não consegue, porque a articulação não deixa".

Debieux disse que, quando o joelho "apita", o corpo está dizendo que é hora de fazer outra atividade física, chamada de atividade física adjuvante, para que o atleta consiga fazer a atividade principal. "E aí entram funcional, os treinos específicos para a corrida. Mas, em geral, os exercícios resistidos são muito importantes".