Topo

Anitta, Maisa e mais famosos que abriram o jogo sobre alimentação em 2019

Instagram / @anitta e @maisa
Imagem: Instagram / @anitta e @maisa

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

20/12/2019 04h00

Como vivem e do que se alimentam os famosos são assuntos que estão sempre entre os trending topics em qualquer época do ano. E em 2019 não foi diferente: não faltaram comentários e desabafos de personalidades sobre mudança de alimentação e como isso influenciou a saúde no geral.

Annita e Paola Carosella relacionaram sua alimentação com coco e os puns

A relação entre alimentação e trânsito intestinal certamente rendeu debates bastante ricos (e inusitados). A cantora Anitta, por exemplo, revelou que seus cocôs e puns se tornaram menos fedidos após ela se tornar vegana. Ela também revelou que a mudança na dieta facilitou as idas ao banheiro -- antes, segundo ela, o assunto era "uma dificuldade".

A cantora tem razão quando diz que a dieta vegetariana --que privilegia o consumo de frutas, legumes, verduras e outros alimentos ricos em fibras -- melhora o funcionamento do intestino. Mas muitos alimentos vegetais, como feijão, grão-de-bico e lentilha, podem liberar enxofre no processo de digestão, causando o mau cheiro.

A quantidade de puns que uma alimentação saudável, rica em fontes vegetais, pode provocar, também foi assunto abordado por Paola Carosella. A chef argentina soltou o verbo no Twitter ao responder um seguidor que a acusou de soltar muitos puns. "Muito. É a minha alimentação rica em grãos integrais, legumes, verduras e frutas", disse.

Maisa contou já ter ficado 15 dias sem fazer coco

Ainda no assunto "como seu intestino funciona", Maisa causou nas redes sociais ao revelar que já ficou 15 dias sem fazer o número 2. Algum tempo antes, ela já havia revelado que sofria com prisão de ventre.

Na época do problema, ela era criança e precisou ir ao médico. Os pais da menina tinham razão em se preocupar, já que o consenso médico é de que o normal é evacuar pelo menos três vezes por semana. No entanto, esse padrão pode variar de pessoa para pessoa. "O importante e que a pessoa sinta que está satisfeita, ou seja, que conseguiu esvaziar o intestino", afirma Ricardo Barbuti, gastroenterologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A apresentadora contou ainda que seu intestino começou a funcionar justamente quando virou vegetariana, assim como Anitta. Mas vale lembrar que é preciso aumentar a ingestão de líquidos junto com as fibras, ou o acúmulo delas pode tornar as fezes mais duras e piorar o quadro.

Yasmin Brunet usa de óleo de hortelã para o intestino

Mas não é só a prisão de ventre que dificulta o bem-estar das celebridades. A modelo Yasmin Brunet contou em suas redes sociais que sofre de síndrome do intestino irritável, um problema crônico que provoca desconforto gastrointestinal, cólica, flatulência, constipação e, em casos graves, diarreia.

Yasmin revelou então que seu médico indicou o uso de óleo essencial de hortelã-pimenta para aliviar gases e cólica. Os especialistas, no entanto, afirmam que é preciso avaliar caso a caso, já que alguns pacientes não respondem bem a esse tratamento. Além disso, a escolha de um óleo essencial de qualidade é fundamental para não prejudicar a saúde.

Gracyanne come 25 ovos por dia

As dietas curiosas e muitas vezes restritivas também renderam revelações inusitadas. Dona de um corpo malhado e forte, Gracyanne revelou em um programa de TV que chega a comer 35 ovos por dia, mas às vezes come "só" 25 claras.

Fisiculturistas costumam colocar o ovo no cardápio justamente por ser um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais. Mas eles costumam retirar a gema por ser rica em gorduras que, em excesso, podem atrapalhar a formação de músculos. Se você não faz parte desse time, fique tranquilo: a gema está liberada.

Dieta de Chris Pratt baseada na Bíblia

Já Chris Pratt contou que, para recuperar a boa forma, segue uma dieta chamada de "Daniel Fast", ou Jejum de Daniel. Ela é baseada na história de Daniel do Antigo Testamento e prevê a abstenção de bebidas alcoólicas e carnes, e a ingestão apenas de verduras, legumes e água (outros líquidos não estão autorizados). O método ainda sugere orações para purificar a alma junto com o corpo.

Simone começa dieta de Mayra Cardi

Em terras brasileiras, a cantora Simone, da dupla com Simaria, revelou que desistiu de consumir carne e arroz com feijão como parte de seu novo cardápio para eliminar alguns quilos. O menu foi elaborado pela equipe da influenciadora Mayra Cardi, que já trabalhou com Cleo Pires e Larissa Manoela.

Embora seja considerada vilã por ser rica em carboidratos, a combinação arroz + feijão também oferece aminoácidos formadores de proteína e com alto valor biológico. Ou seja, podem fazer parte de uma dieta para emagrecer, caso a pessoa faça questão desses alimentos.

Jennifer Lopez cortou açúcar por 10 dias

Já a cantora e atriz Jennifer Lopez radicalizou e decidiu tirar o açúcar da dieta por 10 dias para definir o corpo (que já é bastante definido por conta da malhação intensa que ela pratica) antes de viver uma stripper no cinema. Embora seja um prazo curto de tempo, a retirada de açúcar pode favorecer o peso corporal e ainda melhorar o impulso alimentar (com menor sensação de fome).

Adele compartilhou como perdeu 19 kg

Mas quem se deu bem mesmo foi a cantora Adele. Ela conseguiu eliminar 19 quilos com uma dieta chamada sirtfood, baseada no aumento da atividade das sirtuínas ou SIRS (Silent Information Regulators), por meio do consumo de alimentos que contém polifenóis.

Esses compostos naturais estão presentes em alimentos como fruta vermelhas e rúcula, mas também em chocolate amargo e até vinho. Mas é claro que ela não faz milagre: a perda de peso de Adele vem sendo registrada desde 2017, ou seja, é um processo sustentável e feito sob orientação especializada.