PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Efeito sanfona faz mal à saúde: saiba evitar o perde e ganha de peso

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes

De VivaBem

27/05/2022 04h00

"Manter o peso perdido é mais difícil do que emagrecer". Você já deve ter escutado essa frase e ela é verdadeira. Pesquisas mostram que 95% das pessoas que emagrecem com dietas restritivas voltam a engordar —o famoso efeito sanfona.

Esse vai e vem na balança é ruim para a saúde: piora a composição corporal (conforme emagrece e engorda, você perde músculos e ganha gordura), gera flacidez, aumenta o risco de diabetes e até de morte precoce. Também gera frustração e faz com que a pessoa perca a motivação para emagrecer, favorecendo a obesidade e suas complicações para o organismo.

Para evitar o efeito sanfona é preciso fugir de dietas milagrosas e restritivas, que prometem emagrecer rapidamente e não permitem você comer o que gosta.

Como é difícil seguir por muito tempo planos de alimentação que proíbem o consumo de determinados alimentos ou que fazem você passar fome, você acaba desistindo logo da dieta. Aí, a tendência é voltar a comer ainda mais e recuperar rapidamente todo o peso que perdeu.

Dieta saudável e sem restrição

Para não sofrer com o efeito sanfona, você precisa de um plano de alimentação saudável, que permita comer de tudo e ajude a tornar a boa alimentação um hábito. Essa é a proposta de Cardápios para Emagrecer, produto exclusivo para assinantes UOL, que todos os sábados recebem cinco menus especiais, além de dicas de alimentação, receita, lista de compras.

Cadastre-se na newsletter de VivaBem para receber outras dicas como essa de hoje. Os cardápios são enviados por email apenas para assinantes UOL — assine aqui e tenha acesso aos menus e a outros conteúdos exclusivos.