Fim do efeito sanfona: 5 dicas para não voltar a engordar após emagrecer

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (29/01) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Passar por oscilações na balança durante um processo de emagrecimento é mais do que esperado, considerando que a perda de peso depende de uma série de fatores, não somente de uma alimentação equilibrada. Mas quando essa variação de peso é frequente e muito ampla, a saúde pode ser afetada.

Quem tem o efeito sanfona como rotina está exposto a um maior risco de mortalidade precoce, como explica o colunista de VivaBem Fernando Guerreiro. Veja dicas do especialista para acabar de vez com o perde e ganha de peso.

Não faça dieta, mude de hábitos Dietas radicais tiram da sua alimentação o que você gosta de comer e são difíceis de manter em longo prazo —aí, uma hora você desiste da dieta e volta a comer tanto quanto antes. Para emagrecer, faça mudanças graduais no cardápio até o cardápio saudável se tornar um hábito.

Equilíbrio nas refeições Uma alimentação saudável é composta por comidas naturais e nutritivas, como carnes magras, ovos, frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Esses grupos de alimentos dão saciedade e é difícil cometer exageros ao consumi-los. Seu cardápio deve ainda permitir que você coma uma "besteira" vez ou outra, para manter o prazer na dieta.

Mexa-se! Encare a atividade física como uma tarefa que deve fazer parte do seu cotidiano, como escovar os dentes, tomar banho ou trabalhar. Escolha exercícios que deem prazer e motivação, o que vai aumentar a chance do treino se tornar um hábito.

Beba água Cerca de oito copos diários são a recomendação de consumo para um adulto saudável. Manter a boa hidratação ao longo do dia colabora para a saciedade e para o bom funcionamento do corpo.

Xô, estresse! O estresse faz parte da rotina, mas busque amenizar seus efeitos, que podem ter consequências negativas para o emagrecimento (como comer besteiras para compensar as emoções negativas). Faça atividades para relaxar, como meditação, ioga, ouvir música, ler, caminhar.

Quer emagrecer de forma saudável?

Assinantes UOL têm acesso a 250 Cardápios para Emagrecer, com receita e lista de compras da semana, para organizar as refeições e seguir a dieta à risca.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes