Menu refrescante: 5 alimentos que aliviam o calor e o mal-estar no verão

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (19/02) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Sabe aqueles dias em que o calor deixa a gente mole e sem vontade de fazer nada? Uma boa alimentação pode ajudar você a se refrescar e aliviar o mal-estar.

Para isso, além de beber muita água, inclua estes cinco itens em seu cardápio:

Abacaxi Tem alto teor de água e é rico em bromelina, enzima que ajuda na digestão. Por isso, o abacaxi é ideal para finalizar uma refeição mais pesada, principalmente em dias muito quentes. A fruta ainda contém fibras, minerais como cálcio, magnésio e potássio, e uma boa dose de vitamina C.

Limão Vai bem como tempero da salada ou em um suco refrescante. A fruta é rica em vitamina C e fornece muitos minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Vale lembrar que o potássio é importante para a hidratação do organismo, pois regula reações químicas celulares e ajuda a manter o equilíbrio de fluidos entre a parte interna e externa das células.

Hortelã Uma das mais versáteis e refrescantes ervas, oferece vitamina A e C, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Ainda é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes, ajudando a manter o organismo saudável.

Pepino É fonte de potássio e magnésio, o que faz dele um aliado para quem pratica atividade física, ajudando a evitar câimbras. A casca concentra uma grande quantidade de fibras, que dão saciedade e contribuem para funcionamento do intestino. Vai bem tanto na salada quanto no suco.

Tomate Fonte de fibras, vitaminas e minerais, é rico em licopeno (composto bioativo que possui substâncias antioxidantes, responsáveis por inibir os radicais livres, com ação anticancerígena). Fornece ainda potássio, ajudando a combater a hipertensão e o inchaço.

Veja maneiras de consumir esses alimentos em reportagem de VivaBem.

Continua após a publicidade

Quer emagrecer de forma saudável?

Assinantes UOL têm acesso a 250 Cardápios para Emagrecer, com receita e lista de compras da semana, para organizar as refeições e seguir a dieta à risca.

Deixe seu comentário

Só para assinantes