Topo

Larissa Cassiano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Até quando é possível engravidar? Conheça fatores que influenciam

Colunista do UOL

21/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A mídia noticiou nos últimos dias a gestação da atriz Claudia Raia após os 55 anos e, com isso, uma chuva de esperança para quem quer engravidar se apresenta, mas também algumas dúvidas: como? Até quando é possível? O que fazer para aumentar as chances de uma gestação após determinada idade?

Dois pontos que desejo deixar claro aqui são:

1) Não tenho o objetivo de julgar ou saber como a gestação dela ocorreu.

2) Dados sobre reprodução podem ser muito cruéis às vezes, mas dados são dados, feitos através de análises, isso não exclui exceções e nem deslegitima a possibilidade delas ocorrerem.

Vários fatores podem influenciar para que uma gestação ocorra, tais como: idade feminina, anatomia feminina e masculina, doenças, síndromes genéticas, alterações vasculares e infecções.

A dificuldade para engravidar pode acometer aproximadamente 15% dos casais, sendo que destes, 30% a 50% podem ser em relação às causas masculinas e femininas e o restante é considerado sem causa aparente, quando com exames básicos não se chega a um diagnóstico.

Para o homem, pouco se avalia, de forma geral o ponto principal são os espermatozoides, analisados através do exame de espermograma. Essa análise dá informações que podem auxiliar no conhecimento da fecundidade masculina e das chances de uma gravidez, porém vale destacar que se analisado por pessoas leigas esse exame pode assustar, pois mesmo em homens considerados férteis, 50% dos espermatozoides podem aparecer com alterações no exame sem que isso impacte de forma considerável a possibilidade de uma gestação.

No fim, diferentemente das mulheres, o impacto da idade masculina sobre as chances de uma gestação é menor.

Os ovários são órgãos femininos responsáveis pela produção hormonal e de óvulos, ainda no útero da mãe a menina inicia a produção de óvulos que tem um pico neste momento, logo depois disso, o número de óvulos já começa a cair.

Ou seja, o estoque de óvulos, após uma fase de formação, se torna finito e não renovável, sendo reduzido ao longo do tempo, independente de bloqueios hormonais com contraceptivos, por exemplo, ou de outras medicações.

Neste cenário, vale saber que o tempo sobre os óvulos pode ser impactante, tanto para sua quantidade quanto qualidade. Depois de uns anos, quando esse estoque estiver zerado ou muito baixo, a possibilidade de gravidez pode passar a ser através da doação de óvulos por uma doadora anônima, uma forma da medicina possibilitar a maternidade tardia.

Quando falamos de gestações após 40 anos, que é a idade que temos mais estudos e referências, podemos observar que as chances para uma mulher que esteja tentando após 3 meses são de 7% para engravidar, depois de um ano essa taxa cai para 3%, embora tenhamos muitas histórias de sucesso, nem todos o alcançam.

Minha sugestão médica é, acredite, gestações podem ocorrer nos cenários que parecem mais improváveis, porém contar com essa gestação pode ser extremante angustiante e doloroso. Os dados não são para pânico, mas para que todos pensem nas possibilidades.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br e veja mais no meu Instagram @dralarissacassiano.