Larissa Cassiano

Larissa Cassiano

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Segurar um pente no trabalho de parto pode aliviar a dor? Sim! Entenda como

A dor durante o trabalho de parto é uma experiência única e desafiadora para as gestantes. Para auxiliar neste processo, é muito interessante que gestantes e profissionais explorem métodos eficazes para proporcionar alívio e conforto.

Dentre as opções, os métodos farmacológicos e não farmacológicos, como a acupressão, têm ganhado destaque na busca por alternativas que promovam bem-estar e minimizem a dor.

Métodos farmacológicos têm sido amplamente estudados como forma de gerenciar a dor durante o trabalho de parto.

A epidural, conhecida como analgesia, é um procedimento comum que oferece alívio eficaz, permitindo à gestante uma maior sensação de conforto e níveis significativamente reduzidos de dor durante o trabalho de parto, melhorando a experiência geral da parturiente.

No entanto, a busca por opções menos invasivas e naturais tem levado muitas gestantes a considerarem métodos não farmacológicos, como a acupressão e acupuntura.

A acupressão, assim como a acupuntura, possui uma rica tradição cultural originada em países asiáticos, como China, Coreia e Japão.

Enquanto a acupuntura utiliza agulhas para estimular pontos específicos no corpo, a acupressão emprega a pressão dos dedos e das mãos nos mesmos pontos. Ambas as técnicas têm demonstrado a capacidade de aliviar a dor e induzir o relaxamento.

Durante o trabalho de parto, a acupressão vem como uma opção natural e não farmacológica para o alívio da dor.

Continua após a publicidade

A aplicação suave da pressão nos pontos relevantes pode oferecer benefícios notáveis às gestantes. Isso ocorre porque a acupressão atua sobre os meridianos de energia do corpo, promovendo a liberação de endorfinas, os analgésicos naturais do corpo.

A utilização da acupressão no parto pode proporcionar um senso de controle às mulheres, permitindo que elas tenham um papel ativo no gerenciamento da dor.

Além disso, a técnica não apresenta riscos significativos ou efeitos colaterais indesejados, tornando-a uma opção atraente para muitas gestantes que desejam evitar métodos farmacológicos.

As mãos da própria paciente ou de um profissional treinado podem ser usadas para aplicar a acupressão, adaptando-se à preferência da mulher. A escolha de pontos de pressão e a intensidade da pressão podem variar conforme o estágio do trabalho de parto, a sensibilidade individual e os objetivos terapêuticos.

Considerando os pontos estudados pela acupressão, em 2019, uma empresa americana de assistência ao parto compartilhou um texto sobre uma possibilidade surpreendente: o uso de um pente durante o trabalho de parto.

E não, não estamos nos referindo ao cabelo. No texto, elaborado pela fotógrafa Mary Nieland, ela explora como segurar um simples pente nas mãos pode influenciar pontos de acupuntura estratégicos.

Continua após a publicidade

Mary Nieland observa: "Quando segurado em suas mãos, um pente pode ajudar a estimular os pontos de acupuntura presentes nelas. Além disso, o cérebro humano tem a capacidade de focar em um número limitado de sensações de cada vez. Dado que as terminações nervosas em suas mãos estão mais próximas do cérebro, os estímulos que delas provêm chegam de forma mais rápida ao cérebro, o que pode ajudar o corpo a desviar a atenção das contrações e aliviar a sensação de dor".

Estudos científicos têm sugerido que a acupressão pode ter efeitos benéficos na redução da intensidade da dor durante o trabalho de parto, bem como na diminuição da necessidade de analgesia farmacológica, porém, para que o uso do pente faça parte de protocolos institucionais, ainda são necessários estudos de alta qualidade, que incluam grupos de controle e comparações para aprofundar nossa compreensão.

Independentemente das informações, vale ressaltar sempre que cada mulher é única e pode responder de maneira diferente aos métodos de alívio da dor.

Portanto, a escolha entre métodos farmacológicos ou não farmacológicos deve ser feita em conjunto, considerando as necessidades individuais e as condições clínicas da gestante.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br e veja mais no meu Instagram @dralarissacassiano.

Referências:

Continua após a publicidade

1. Smith CA, Levett KM, Collins CT, et al. Relaxation techniques for pain management in labour. Cochrane Database Syst Rev. 2018;(3):CD009514.

2. Heidari Z, Nosraty L, Mirzaei K, Hasanpoor S. Effects of Acupressure on Labor Pain Management: A Systematic Review and Meta-analysis. J Caring Sci. 2019;8(1):13-21.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes