Topo

Larissa Cassiano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É complicado engravidar depois dos 40 anos? Saiba mais

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

26/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A maternidade é um dos sonhos mais significativos na vida de algumas mulheres, e ao longo dos anos, tem se tornado cada vez mais comum mulheres optarem por engravidar após os 40 anos. No entanto, é fundamental compreender as particularidades dessa decisão.

A fertilidade feminina diminui progressivamente com o passar dos anos. Estudos científicos mostram que, a partir dos 35 anos, a reserva ovariana começa a diminuir, afetando a quantidade e a qualidade dos óvulos.

Além disso, a probabilidade de ocorrerem problemas cromossômicos, como a síndrome de Down, aumenta com a idade materna avançada, mas todos esses dados são estatísticos e não de certeza, ou seja, é totalmente possível ter uma gestação após os 40 anos sem alterações, e de fato é o que ocorre na maioria dos casos.

Embora a fertilidade diminua com a idade, é importante ressaltar que a gravidez após os 40 anos é possível. Muitas mulheres conseguem engravidar naturalmente ou por meio de tratamentos de reprodução assistida, como a FIV (fertilização in vitro) ou o uso de óvulos doados.

A taxa de sucesso desses tratamentos varia de acordo com a idade e a saúde reprodutiva individual, sendo importante consultar um especialista para avaliar as chances específicas de cada caso.

A gravidez após os 40 anos está associada a um aumento nos riscos para a mãe e o bebê. Mais uma vez é importante destacar que aumento do risco não significa certeza de que algo vai dar errado.

Mulheres nessa faixa etária têm maior probabilidade de desenvolver complicações durante a gestação, como hipertensão arterial, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

Além disso, o risco de parto prematuro e cesárea também é maior. Nesse cenário, o pré-natal com especialista em gestações de alto risco é muito importante, com uma atenção especial aos exames de pesquisa e monitoramento constante da saúde materna e fetal.

Após iniciar o pré-natal, muitas gestantes com mais de 40 anos serão consideradas de alto risco, mas esse não deve ser motivo para preocupações excessivas. O acompanhamento médico adequado e os cuidados específicos podem garantir uma gravidez tranquila e saudável.

Além disso, idade não é indicação de cesariana, ou seja, mulheres com mais de 40 anos podem ter partos vaginais sem que isso seja considerado um problema.

Mas e o medo, como vencer essa barreira e culpa que muitas mulheres enfrentam ao decidir engravidar?

Conversando com Kadja Fróes, ginecologista e obstetra, ela destaca: "É compreensível que muitas mulheres tenham receio em relação à gestação após os 40 anos, devido aos riscos e desafios adicionais que podem surgir. No entanto, é importante lembrar que cada mulher é única e que muitas gestações ocorrem sem complicações".

Para todas as mulheres que desejam engravidar após os 40 anos, é importante buscar apoio médico e emocional. A decisão de ter um filho nessa fase da vida é pessoal e única para cada mulher. É fundamental receber orientação adequada, planejar cuidadosamente a gestação, adotar um estilo de vida saudável e uma rede de apoio acolhedora.

Com acompanhamento médico adequado e um cuidado pré-natal, a maioria das mulheres com mais de 40 podem ter uma gestação tranquila.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br e veja mais no meu Instagram @dralarissacassiano.