Larissa Cassiano

Larissa Cassiano

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Cabelos sintéticos x cesárea: o que se sabe e o que pode ser racismo

Quando discutimos cabelos sintéticos, estamos falando sobre extensões capilares, tranças variadas, dreads e laces, que não somente têm importância estética para muitas mulheres negras, mas também carregam aspectos ligados à ancestralidade, identidade e à afirmação racial.

Imagine-se grávida, prestes a vivenciar um dos momentos mais especiais da vida, e receber a informação de um profissional de saúde de que seu cabelo pode representar um risco para seu filho. Acrescente a isso a dose de medo e ansiedade inerentes ao momento.

Mas por que exatamente esse temor em relação ao uso de cabelos sintéticos durante uma cesárea? Muitos acreditam que cabelos sintéticos possam ser inflamáveis. Quando combinados com o bisturi elétrico, que conduz eletricidade, há uma suposição teórica de um potencial risco de incêndio.

No entanto, é importante notar que o próprio cabelo humano natural também tem potencial inflamável. Em resumo, argumenta-se que a condutividade dos cabelos sintéticos, em conjunto com a corrente elétrica do bisturi, poderia gerar um excesso de calor, aumentando o risco de queimaduras.

Este argumento frequentemente ignora o fato de que materiais como cabelos naturais, lençóis, gazes, compressas e até antissépticos à base de álcool, que estarão presentes na sala cirúrgica, também são inflamáveis.

O bisturi elétrico se tornou uma ferramenta essencial para muitos cirurgiões. Nesse processo, uma corrente elétrica é aplicada para tratar a região cirúrgica. No entanto, durante seu uso, podem ocorrer queimaduras em pacientes que utilizam objetos metálicos.

É fundamental remover objetos condutores de baixa resistência, como joias, brincos, piercings e botões. Além disso, é essencial evitar o contato do paciente com materiais condutivos, como plásticos, implantes sintéticos ou borrachas, para prevenir o acúmulo de eletricidade estática, o que poderia resultar em lesões.

Da mesma forma, é recomendável que o paciente evite comparecer ao procedimento com cabelos molhados, visto que a água pura não conduz eletricidade, mas a água de torneira ou chuveiro, que contém íons, pode ser condutora e causar problemas quando usada em conjunto com aparelhos elétricos.

Após conversas com diversos profissionais da área ao longo dos anos, bem como com pacientes, não ouvi e nem vi queimaduras associadas a cabelos sintéticos.

Continua após a publicidade

No entanto, considerando a ausência de estudos robustos e diretrizes amplamente difundidas, associada à falta de treinamento adequado em relação ao uso técnico do bisturi, algumas ideias envolvendo preconceitos raciais e o uso de cabelos sintéticos, o mito sobre o risco de incêndio de cabelos sintéticos se propaga.

Como conselho para pacientes, sugiro:

Discuta com sua equipe médica durante o pré-natal sobre a política em relação a cabelos sintéticos no momento do parto. Caso a resposta inicial seja negativa, informe que não há evidências científicas atuais que contraindiquem o uso de cabelos sintéticos no parto ou cesárea. Infelizmente, em muitos casos, é necessário que a paciente assuma essa abordagem informativa.

Certifique-se de que seus cabelos estejam secos no momento do procedimento.

Se possível, prenda seus cabelos, uma vez que objetos metálicos podem estar por perto e podem representar riscos conhecidos de queimaduras.

Evite a utilização de materiais metálicos nos cabelos.

Continua após a publicidade

Confesso que levei muito tempo para elaborar esse texto, pois inicialmente busquei por artigos mais substanciais a respeito. Com o tempo, percebi que esse assunto requer uma abordagem interdisciplinar, envolvendo até mesmo engenharia, o que torna a discussão mais complexa.

Agora, com os olhos úmidos, redijo o que será meu último texto desta coluna. Espero que, em alguns anos, essa questão tenha evoluído a ponto de nenhuma paciente precisar retirar suas tranças antes de uma cirurgia.

Foram três anos de textos semanais, e admito que a tarefa não foi fácil. Muitas vezes, escrevia das 5h às 8h da manhã, após sair de um parto, antes do início dos atendimentos no consultório.

Foram diversas aventuras, conquistas e crescimento graças a esta coluna. Guardarei esses momentos com muito carinho em meu coração.

Gostaria de expressar meu agradecimento a todos do UOL, que foram extremamente generosos comigo durante esses anos, e a todos vocês que me acompanharam. Foi um prazer estar com vocês ao longo desse tempo. Que todos possamos viver bem.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: @dralarissacassiano.

Continua após a publicidade

Referência:

Bisinotto, Flora Margarida Barra ; Dezena, Roberto Alexandre ; Martins, Laura Bisinotto ; Galvão, Marina Cordeiro ; Martins Sobrinho, José ; Calçado, Maida Silva . Queimaduras relacionadas à eletrocirurgia - Relato de dois casos Brazilian Journal of Anesthesiology, Volume 67, Issue 5, September-October 2017, Pages 527-534.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes