Topo

Larissa Cassiano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Grávida? Saiba o que comer em cada trimestre da gestação

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

19/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A alimentação adequada durante a gravidez desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê e a proteção da gestante. Cada fase da gestação exige uma ingestão específica de nutrientes, e é importante adaptar a dieta de acordo com as necessidades de cada momento.

Durante o primeiro trimestre, é crucial garantir uma adequada ingestão de metilfolato, associado à prevenção de defeitos no tubo neural do feto. Fontes alimentares ricas em ácido fólico incluem folhas verdes escuras, feijão, lentilha e cereais integrais.

No segundo trimestre, período de crescimento rápido do feto, é essencial aumentar o consumo de proteínas para o desenvolvimento dos órgãos, músculos e tecidos do bebê. Alimentos como carnes magras, peixes, ovos, laticínios, leguminosas e oleaginosas são fontes de proteínas recomendadas durante essa fase.

No terceiro trimestre, quando o bebê está ganhando peso, a ingestão adequada de ferro é crucial para a produção de hemoglobina e prevenção da anemia tanto na mãe quanto no bebê. Carnes vermelhas, aves, peixes, vegetais verde-escuros e leguminosas são boas fontes de ferro.

Além da ingestão adequada de nutrientes por meio da alimentação, a suplementação vitamínica pode ser recomendada para garantir uma oferta adequada de vitaminas e minerais durante a gravidez.

Suplementos pré-natais geralmente contêm ácido fólico, ferro, cálcio, vitamina D e ômega-3, importantes para o desenvolvimento saudável do bebê e a saúde materna.

Para auxiliar nesse processo, é fundamental buscar orientação profissional especializada, como de um médico e, especialmente, de uma nutricionista qualificada.

A nutricionista Claudia Banduki destaca a importância do pré-natal nutricional para garantir um acompanhamento personalizado e adequado às particularidades de cada mulher.

Ao questioná-la sobre qual é o melhor momento para buscar acompanhamento nutricional na gestação, Claudia enfatizou que a pré-concepção é a fase mais propícia. Isso porque a fertilidade pode ser fortemente influenciada pela saúde e estilo de vida do casal. Portanto, a dica é se planejar e incluir o pré-natal nutricional como parte dos cuidados.

Outro ponto importante abordado foi o foco do trabalho da nutricionista durante a gestação. Claudia destacou que muitas pessoas associam o papel do profissional apenas a dietas para emagrecimento, mas, na gravidez, o objetivo é totalmente diferente. Durante esse período tão especial, o enfoque é garantir que a gestante e o bebê recebam os nutrientes necessários para uma gestação tranquila e saudável.

Quanto à alimentação durante a gestação, Claudia ressaltou a importância de uma dieta saudável, rica em alimentos naturais e minimamente processados.

Verduras, legumes, frutas, carboidratos saudáveis, proteínas variadas e leguminosas são essenciais para fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Além disso, a inclusão de leites e derivados, mix de castanhas e sementes como chia, linhaça e gergelim no cardápio também é recomendada.

Por outro lado, é importante evitar alimentos como frituras, alimentos gordurosos, biscoitos industrializados, embutidos, refrigerantes e alimentos açucarados.

Além disso, alguns alimentos como saladas cruas não lavadas, sucos, leites e derivados não pasteurizados, carne malpassada e gema mole, bem como alimentos ultraprocessados e bebidas alcoólicas devem ser proibidos durante a gestação.

Uma alimentação saudável e equilibrada durante a gravidez contribui para o desenvolvimento adequado do feto e o bem-estar da mãe. A nutrição desempenha um papel essencial em cada etapa da gestação, e o cuidado com a alimentação é essencial para proporcionar um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br e veja mais no meu Instagram @dralarissacassiano.

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica - Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Departamento de Nutrologia, 3ª ed. Rio de Janeiro: SBP, 2012.

Institute of Medicine (US) and National Research Council (US) Committee to Reexamine IOM Pregnancy Weight Guidelines. Weight Gain During Pregnancy: Reexamining the Guidelines. Washington (DC): National Academies Press (US), 2009.

Guelinckx I, Devlieger R, Mullie P, Vansant G. Effect of lifestyle intervention on dietary habits, physical activity, and gestational weight gain in obese pregnant women: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2010; 91(2):373-80.

Nutrition During Pregnancy. National Institutes of Health, Office of Dietary Supplements. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Pregnancy-HealthProfessional/

World Health Organization. Nutrition in pregnancy: facts and controversies. World Health Organization, 2016. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/208421/9789241565320_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y