Topo

Elânia Francisca

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

As primeiras vezes da puberdade: aprender para cuidar e acolher

ISvyatkovsky/Getty Images/iStockphoto
Imagem: ISvyatkovsky/Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL

04/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Muitas pessoas pensam que a puberdade começa aos 12 anos, junto com a adolescência, e essa é uma confusão muito comum. Mas é importante sabermos que são diferentes.

A adolescência refere-se a uma construção cultural e isso quer dizer que, em cada cultura, é vivenciada de formas diferentes, podendo até não existir em algumas. Já a puberdade é uma questão fisiológica e acontece em todos os corpos.

Quando estou conversando com crianças ou adolescentes, busco explicar que a puberdade é como se fosse um telefone sem fio: um pedacinho do cérebro, chamado hipotálamo, entra em contato com a hipófise (outro pedacinho do cérebro) e ordena a ela que se comunique com os testículos ou ovários para que eles comecem a produzir alguns hormônios.

Os ovários e testículos obedecem essas ordens e começam a produção, que provoca muitas mudanças, não só na parte física de nossos corpos, mas também em nossas emoções, cheiros, vontades. Eu busco explicar que se nossos corpos estão mudando, é porque a comunicação funcionou e a produção está acontecendo dentro de nós.

A partir daí, eu pergunto às crianças ou adolescentes se conseguem perceber algumas mudanças em seus corpos e quais são elas. Com crianças a partir de oito anos, as mudanças percebidas estão relacionadas ao cheiro e às emoções. "Eu fico muito fedido debaixo do braço e com muito chulé", dizem.

Com adolescentes, a partir dos 12 anos, a constatação dessas mudanças é mais intensa, afinal muita coisa já aconteceu em seus corpos e emoções dos oito anos até ali.

A puberdade é um momento de intensas mudanças e é um período em que muitas primeiras vezes acontecem. A primeira vez que surgem pelos em regiões íntimas, os primeiros sentimentos que não se consegue nomear, a primeira menstruação, a primeira ejaculação. É tanta primeira vez em tão pouco tempo que, em muitos momentos, torna-se difícil não sentir confusão, e é justamente por isso que nós pessoas adultas precisamos criar espaços seguros para que crianças e adolescentes na puberdade sintam que podem respirar e perguntar sobre essas mudanças sem julgamento ou imposições.

Nosso papel é de mediação da informação sobre o corpo. E é justamente por isso que trago um pequeno dicionário das primeiras vezes que ocorrem na puberdade.

Você vai reparar que todas as palavras que eu mencionar agora terminam com "arca", que vem do grego arkhé e significa começos. Vamos aprender um pouco?

  • Pubarca: primeiros pelos pubianos;
  • Menarca: primeira menstruação;
  • Semenarca: primeira ejaculação com a presença de esperma;
  • Telarca: aparecimento do broto mamário.