Topo

Edmo Atique Gabriel

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tirar férias é fundamental para a saúde; veja 7 benefícios

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

15/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há quem espere dia a dia até suas férias chegarem e há quem não admita que precisa de férias para suportar a carga do cotidiano. Muitas pessoas se orgulham de trabalhar muito, sem finais de semana livres, sem feriados tranquilos.

Isso pode realmente acontecer em algumas profissões, mas, do ponto de vista de nossa produtividade, o descanso e a mudança da rotina permitem uma considerável recuperação após dias de muito estresse.

O cansaço que acumulamos compromete nossa disposição física e limita nossa produtividade intelectual. A grande questão é que, por estarmos tão envolvidos com nosso trabalho e com nossos projetos profissionais, o tempo passa rápido e nem percebemos que nossa saúde acaba ficando em segundo plano.

Muitas vezes, somente acordamos para essa realidade quando uma doença surge, sendo que o problema pode ser, inclusive, algo muito sério, como um infarto do coração ou um câncer.

Analisando friamente, não tem lógica se afundar no trabalho, negar a necessidade de descansar periodicamente, buscar freneticamente as conquistas materiais e, no final de tudo, desenvolver doenças e morrer. Por que não ser mais flexível, aceitando que nosso organismo não é uma máquina e precisa de recarga de energia?

Por que optar por uma conduta orgulhosa de "tudo ou nada", ou seja, nunca tirar férias ou tirar férias sem manter cuidados básicos como boa alimentação e prática de atividade física?

Para quem considera que tirar férias não é tão importante para sua saúde, veja algumas evidências muito fortes a favor desse período de descanso:

1) Todo ser humano necessita de motivação para seguir em frente diante das dificuldades da vida. O período de férias permite que as pessoas reflitam, vençam a estafa e consigam a motivação necessária para se reerguer e seguir adiante com vigor e alegria.

2) Em virtude dos nossos problemas pessoais e profissionais, somos constantemente corroídos pela ansiedade. Esta ansiedade, em muitos casos, se transforma em pânico. A mudança que um período de férias produz, não só quanto a disposição mental, mas também quanto ao relaxamento dos nossos músculos, cria seres humanos muito mais resistentes e mais persistentes.

3) Viajar é uma das umas melhores terapias para o tédio. O tédio significa repetição de hábitos, ir e vir todo dia, ver as mesmas pessoas, encarar a mesma paisagem. Um simples deslocamento para uma outra cidade, outro país ou um outro cenário da natureza muda significativamente o nível de tolerância das pessoas. As pessoas se tornam mais serenas, mais pacienciosas e mais resignadas, sem aquele desespero de querer mudar radicalmente o mundo e as outras pessoas.

4) As férias nos aproximam dos livros, dos documentários, da música e dos bons filmes. Impressiona o poder que um período de descanso exerce em nossa mente, despertando nossa inteligência para pensamentos e ideias extremamente criativas. Historicamente, sabemos o quanto dias de descanso e de silêncio permitiram que renomados cientistas e grandes empreendedores conseguissem obter soluções para os principais desafios em seu exercício profissional e em suas pesquisas.

5) Embora os dias de férias possam ser preenchidos por muitas atividades e passeios, eles também são pautados por horas de silêncio. Pode até não parecer algo tão sério, mas ficar refém do tempo, da pressão dos relógios e das notícias que inundam as telas pode encurtar nosso tempo de vida, além de anular o sonho da longevidade saudável. A paz que o silêncio entrega é algo impagável. Esta paz depende de um distanciamento do mundo. Não é coincidência o impacto rejuvenescedor que a proximidade com o mar ou com as montanhas exerce em nosso corpo.

6) Poder usufruir de alguns dias de descanso nos aproxima de duas grandes forças da natureza: água e sol. Quando a mente está leve, queremos abrir a janela para ver o sol e buscamos os efeitos terapêuticos da água, seja nadando, seja relaxando por meio de um banho quente mais prolongado. Além disso, os cenários naturais nos incentivam a consumir mais bebidas saudáveis como água e sucos. Por meio do sol, as vitaminas oriundas de nossa alimentação se tornam mais ativas para beneficiar o funcionamento global de nosso corpo.

7) Dediquem mais tempo a vocês e à sua saúde. Para isso, programem férias com mais frequência, mesmo que sejam períodos curtos. O que mais importa é desfrutar do descanso sem se cobrar ou se punir, como se fosse um criminoso por estar quebrando a rotina. A combinação entre silêncio, sol, água e paz é infalível para quem busca qualidade de vida, longevidade e disposição para o enfrentamento dos desafios da vida.