Ageless

Ageless

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Por que você precisa investir nos exercícios de mobilidade após os 40

A essa altura todo mundo já está cansado de saber que depois dos 40/50 anos não dá mais para viver sem atividade física, principalmente musculação (para evitar a perda natural de massa magra que acontece no envelhecimento), além de cárdio (corrida, caminhada, bike etc.). Mas, ainda assim, há mais uma coisa essencial para garantir a longevidade: a mobilidade.

Você já notou que, mesmo fazendo exercício a gente começa a não ser tão ágil ou flexível como antes? É nessa fase da vida que os exercícios de mobilidade se tornam não apenas benéficos, mas essenciais para manter uma boa qualidade de vida e garantir uma jornada de envelhecimento saudável.

A mobilidade, ou seja, a capacidade de mover livremente as articulações e os músculos em sua amplitude total de movimento, é muitas vezes negligenciada em programas de exercícios convencionais. No entanto, à medida que envelhecemos, a falta de mobilidade pode levar a uma série de problemas, como dores articulares, rigidez muscular, diminuição da flexibilidade e aumento do risco de lesões.

Veja abaixo dois exercícios para fazer em casa:

Então, quer dizer que além de cárdio e musculação a gente ainda tem que fazer mobilidade? Calma, não precisa se desesperar, incluir mobilidade por dez minutos antes do seu treino de musculação, por exemplo, serve como aquecimento e já vai ajudar muito. Aqui estão algumas razões para você se convencer a adotar e dois desafios sugeridos pelo personal trainer e educador físico Caio Marques:

1. Prevenção de lesões

Com a idade, os tecidos conjuntivos do corpo, como tendões e ligamentos, tendem a se tornar mais rígidos e menos flexíveis. Isso aumenta significativamente o risco de lesões musculoesqueléticas, especialmente durante atividades físicas. Ao praticar exercícios de mobilidade regularmente, você ajuda a manter a elasticidade dos tecidos, reduzindo assim o risco de lesões.

2. Melhora da postura

Continua após a publicidade

Muitas vezes, a má postura é resultado de desequilíbrios musculares e restrições de mobilidade. Com o tempo, isso pode levar a dores crônicas nas costas, pescoço e ombros. Os exercícios de mobilidade podem ajudar a corrigir esses desequilíbrios, promovendo uma postura melhor e aliviando a dor associada.

3. Manutenção da independência funcional

À medida que envelhecemos, a capacidade de realizar atividades diárias básicas, como se levantar de uma cadeira, alcançar prateleiras altas ou amarrar os sapatos, pode ser comprometida pela perda de mobilidade. Investir em exercícios que visam melhorar a mobilidade ajuda a preservar sua independência funcional e a qualidade de vida à medida que envelhece. E tudo que a gente quer é chegar aos 80, 90, com independência, certo?

4. Aumento da qualidade de vida

Ter uma boa mobilidade não se trata apenas de ser capaz de tocar os dedos dos pés ou realizar movimentos complexos. Trata-se de poder desfrutar das atividades que você ama, como caminhar, dançar, praticar esportes ou brincar com seus filhos ou netos, sem restrições ou dor.

5. Combate ao envelhecimento

Continua após a publicidade

Os exercícios de mobilidade podem ajudar a combater os efeitos do envelhecimento em seu corpo. Eles estimulam a circulação sanguínea, promovem a lubrificação das articulações, fortalecem os músculos e mantêm os tecidos conjuntivos saudáveis, ajudando a retardar o aparecimento de problemas relacionados à idade.

Em resumo, não se trata apenas de esticar os músculos, mas, sim, de garantir que seu corpo permaneça funcional, resiliente e capaz de enfrentar os desafios que o envelhecimento traz. Então, se você já passou dos 40 anos, não subestime o poder dos exercícios de mobilidade, seu corpo vai agradecer no longo prazo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes